Consumo, lixo, reciclagem e meio ambiente

Na excelente coluna “Ambiente e Cidadania”, do Correio da Cidadania, Danilo Pretti Di Giorgi toca em uma ferida importante:

Apesar de um crescimento na preocupação com a questão ambiental, menos de 1% dos cerca de 15 milhões de quilos de lixo produzidos por dia pela cidade de São Paulo vai para reciclagem. Enquanto isso, cinco dos sete aterros sanitários da metrópole estão lotados. Qual o significado disso? A minha visão não é muito otimista: parece que a sociedade não entende a gravidade do problema ambiental. Ou, se entendem, as pessoas não conseguem organizar sua vida com se tivessem entendido.

A responsabilidade pelo problema não é exclusivamente dos indivíduos. As empresas (incluindo as de mídia) têm grande interesse em fomentar o gosto e a necessidade do novo e do descartável, de maneira a gerar consumo. Elevado pelo capitalismo à categoria de finalidade máxima da vida humana, com grande contribuição da publicidade, o ato de consumir é, do ponto de vista ambiental, sempre danoso e deve ser reduzido o máximo possível.

About these ads

Tags: , , , , , , ,

4 Respostas to “Consumo, lixo, reciclagem e meio ambiente”

  1. Julia Says:

    só isso ?

  2. Amanda Tirri Ribeiro Says:

    muito obrigada a todos que me ajudararão e que vc cada dia que passa melhore 100%

  3. Daiane mendonça Says:

    Adoreii,me ajudou muiito tava precisando disso mesmo e só encontreii akii mto obrigada mesmo

  4. Prof. Helcio Coelho Says:

    Bom! Lixo/Consumo. Desde que o homem descobriu que é capaz de “dominar” a natureza, e de sua naturesa produzir lixo. Com o advento da tecnologia moderna, a produção de lixo tem sido crescente. Se investe em novos produtos, mas não se enveste em aproveitamento. Lixo é combustivel “pelo menosem grande parte”. Hoje vivemos num mundo em demanda crescente opor energia, mas os inteligentes cientistas de diversas empresas ainda não conseguiram descobrir uma forma Viavel (R$) de aproveitamento de lixo como fonte de energia. Preferem continuar destruido florestas, enrriquecer as suas empresas e acabar com a vida à aproveitar uma grande fonte de energia. E certo que a conbustão provoca descarga de um outro tipo de lixo na atmosfera. Mas se são cientistas, também são capases de enventar uma forma de filtar os gases produsitos na queima de lixo, principalmente carbono e reutilizá-lo na produção de outros produtos. Ou seja se foram capaz de produzir um manufaturado a base de carbono, por que não com o mesmo carbono produzir e claro uma nova liga ou até mesmo um meneral tão util e tão caro. (diamante) ele não é feito e carbono??!!!! Isso é somente um exemplo. SAbemos que tudo é formado com elementos quemicos, seja isolado como o diamante, ou associados como o Glicose (C6H12O6). Ou seja não fazem por que não querem! E ai discutem sobre energia, sobre lixo, e enquando se discute o planta e destruido!!! Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: