A Sportv e o quase suicídio ao vivo

Transmitir suicídio dá uma audiência danada, mas as emissoras de televisão em geral adotam uma política de não fazê-lo, por razões raramente explicitadas. Aliás, embora sejam concessões públicas, elas não vêm a público explicar como funcionam, quais os critérios para escolher o que vai ao ar e o que é propositalmente deixado de fora etc.

Nunca vi um debate aberto sobre o tema “cobrir ou não suicídios”. Sequer sabemos quais os argumentos contra e a favor, e quem se posiciona de cada lado. Coisas de um país que se diz democrático, mas cuja mídia gorda atua da forma que quer, como poder acima da lei, sem prestar contas à sociedade.

Na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), por exemplo, é comum haver alguns suicídios por ano – pessoas se atirando de andares altos -, mas não é publicada uma linha sobre o assunto. Pior: sequer há, dentro da própria universidade, um debate sobre o assunto e possíveis medidas para combater o problema.

De qualquer forma, o episódio de ontem – quando um vascaíno ameaçou se jogar da marquise de São Januário após o jogo em que o time foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro e o canal Sportv transmitiu ao vivo as imagens – deixa algumas perguntas:

De quem foi a decisão editorial de colocar no ar aquelas imagens? O Sportv rompeu com a linha editorial das Organizações Globo? Com base em que critérios jornalísticos, de noticiabilidade e/ou de um suposto interesse da sociedade aquelas imagens estavam ao vivo, enquanto outras semelhantes são omitidas dos telespectadores? A partir de agora suicídios também serão transmitidos ao vivo, como já acontece seqüestros, incêndios e outras desgraças?

Ou aquelas imagens ao vivo foram apenas mais uma prova de que o esporte, para as emissoras das Organizações Globo, é muito mais espetáculo/entretenimento do que jornalismo?

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: