Mais esclarecimentos sobre o mito do déficit da Previdência

Em debate no Programa Faixa Livre, a professora de economia Denise Lobato Gentil (UFRJ) afirma que o sistema de seguridade social brasileiro teve superávit de R$ 69 bilhões em 2007. Este dinheiro, que deveria ser usado para garantir direitos, é desviado para financiar despesas como o pagamento de juros da dívida. Ou seja, uma verba que deveria ser gasta reduzindo a desigualdade existente no país recebe destinação contrária e ajuda a tornar os ricos mais ricos.

Ela e os demais debatedores alertam para os riscos embutidos na proposta de “reforma tributária” enviada pelo governo ao Congresso. Se aprovada, a reforma detonará as bases do excelente (no papel) sistema de seguridade social existente hoje. Hoje estão dados os meios para o sistema cumprir seu papel, distribuindo mais dinheiro para mais brasileiros  – os governos não o fazem porque não querem. Com a “reforma”, parte dos recursos que a Constituição destina à seguridade social irá para o caixa do Tesouro, dificultando muito mais sua utilização para garantir direitos dos trabalhadores.

Posição semelhante vem sendo defendida pelo economista Guilherme Delgado:

Em síntese, a reforma, se aprovada nos termos atuais e no momento crítico da economia mundial, realizará em termos estruturais um grave retrocesso distributivo. Isto porque desvincula dinheiro dos pobres e garante o dinheiro dos ricos (mantém-se a Desvinculação de Receitas da União para favorecer os juros da Dívida Pública). Já o Imposto sobre Grandes Fortunas figura como mera figura de retórica, sem iniciativas e conseqüências objetivas no corpo da reforma.

Enquanto isso, a mídia gorda segue desinformando e mentindo sobre o assunto.

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Mais esclarecimentos sobre o mito do déficit da Previdência”

  1. A “reforma” tributária neoliberal do Governo Lula « A Lenda Says:

    […] “reforma” tributária neoliberal do Governo Lula By Rafael Fortes Já mencionei antes o tenebroso (para os direitos do povo brasileiro) projeto de “reforma […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: