Discussão esclarecedora sobre o Metrô do Rio

Ouvindo-a, ficamos sabendo, por exemplo, que a construção de uma ligação da estação Carioca até a Praça XV custaria R$ 800 milhões. O engenheiro Fernando MacDowell informou ainda que esta nova estação deveria estar pronta em 1984. Estamos em 2008 e, até agora, nada.

Enquanto isso, o Metrô muda arbitrariamente o sistema de bilhetes, obrigando os usuários a lhe emprestar dinheiro sem juros e reduzindo o número de bilheteiros.

Como prêmio por essas e várias outras atitudes para punir e sacanear a população, os concessionários do Metrô ganharam, sem avaliação ou concorrência, mais 20 anos de mamata. Foi em dezembro do ano passado, por cortesia – cortesia? – do governo Sérgio Cabral Filho (PMDB). Os partidos de “esquerda” que compõem sua base nada disseram.

Anúncios

Tags: , ,

2 Respostas to “Discussão esclarecedora sobre o Metrô do Rio”

  1. Anselmo Says:

    Ah, a esquerda… quando algum partido de esquerda vai adotar como meta um preço realmente baixo para o transporte público?

    agora, prorrogação de concessão, em geral, está prevista no contrato e é sem concorrência mesmo, porque é só prorrogação e não nova disputa… Mas entendo o que vc quer dizer de que não há legitimidade nas “ambições” da empresa.

  2. Rafael Fortes Says:

    Pois é, Anselmo.

    O deputado estadual Paulo Ramos (PDT/RJ) tem falado sobre absurdos como os ônibus sem trocador, a farra das Barcas S/A, concessionários explorando mais de um tipo de serviço. Dá para ouvir aqui, a partir dos 30:00:

    http://www.programafaixalivre.org.br/index.php?id=399

    No caso específico do Metrô, a coisa é ainda pior. O mesmo deputado afirma que o contrato foi renovado por mais 20 anos pelo governo Sérgio Cabral Filho (PMDB) quando não havia sequer completado 10 anos. Ainda segundo Paulo Ramos, “a renovação deveria ser analisada a partir do décimo-sétimo ano”. A concessionária não cumpriu uma série de itens do contrato, presta um serviço horroroso (é impossível entrar e sair dos vagões em diversas estações nos horários de pico) e ganhou do governo do Estado uma renovação antecipada para passar mais 20 anos saqueando e sacaneando os fluminenses que utilizam o Metrô.

    No endereço abaixo, a partir dos 44:38:
    http://www.programafaixalivre.org.br/index.php?id=391

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: