Finalmente vem aí a CPI da Dívida Pública

Por absoluta falta de tempo, ainda não havia comentado aqui a notícia de que finalmente o presidente da Câmara dos Deputados resolveu instaurar a CPI da Dívida Pública, iniciativa do deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP). Comentei em pelo menos três ocasiões (1, 2, 3) a batalha de Valente pela instalação da CPI.

Foi, de longe, a melhor e mais importante notícia do ano. Justamente por isso não foi parar nas manchetes da mídia gorda, que esconde ou combate as iniciativas para o aprofundamento da democracia, a emancipação do povo brasileiro e a integração dos povos latino-americanos.

Para mais informações, recomendo a nota “Valeu a pena lutar: criada a CPI da Dívida“, da Auditoria Cidadã da Dívida, bem como o próprio sítio da campanha, repleto de dados sobre a escandalosa transferência e roubo de recursos públicos via endividamento do Estado.

*  *  *

Ainda falta o Governo Federal cumprir a Constituição e promover a auditoria da dívida, como fez recentemente o governo de Rafael Correa no Equador. Essa foi mais uma bandeira histórica do PT subitamente “esquecida” quando o partido chegou ao Planalto. Em troca e a troco de quê?

*  *  *

Como nunca mais ouvi tocarem no assunto, presumo que a CPI da Abril, para investigar a venda da TVA para a Telefônica, continua engavetada, por pressão da editora.

Anúncios

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Finalmente vem aí a CPI da Dívida Pública”

  1. Lucas Rochenwilsterman Says:

    UAU, é a melhor noticia do ano para este país, se levarmos em consideração q a DIVIDA PÚBLICA BRASILEIRA, já chegou a R$ 1,2 TRILHÃO , e os juros dela, podem consumir aproximadamente 29% do orçamento da União de 2009.

    É um grande passo p/ este país. Engraçado, que eu não sabia, disto. A Mídia quase não falou no assunto.

    Mas se fosse: “CPI do Rombo da Previdencia” – que não existe – tem emissora de tv que ia fazer até documentario especial.

  2. Dívida pública, principal questão brasileira « A Lenda Says:

    […] algumas vezes, após árduo trabalho, o deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP) conseguiu a aprovação de seu projeto de uma CPI da Dívida Pública. Para que a CPI da Dívida seja instalada, falta […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: