A “democracia” e a “liberdade” do PSDB (3)

Já abordei em duas oportunidades (um e dois) as operações do governador Aécio Neves (PSDB) para perseguir jornalistas em Minas Gerais. Pois bem, de acordo com Altamiro Borges, a demissão do jornalista Luis Nassif da TV Cultura – subordinada ao Governo do Estado de São Paulo, que tem à frente José Serra (PSDB) – tem ver com a posição de independência do profissional e o projeto presidencial Serra 2010. Caso o leitor não saiba, Nassif elaborou recentemente uma ótima série desvendando o que é e como atua a revista Veja. É uma boa oportunidade de conhecer algumas de suas posições.

Tal como a dupla policial bom e policial mau, a perseguição tem outra face: a destinação de verbas publicitárias para molhar a mão da mídia gorda. De acordo com o jornal Brasil de Fato, o Governo do Estado de São Paulo dobrará, em 2009, o desperdício de dinheiro público com propaganda – mas reduzirá os recursos aplicados em educação, por exemplo. Tal é o modo tucano de governar, celebrado em prosa e verso pela mídia engordada pelas verbas publicitárias estatais.

Em tempo: é bom dizer que o alinhamento da mídia gorda com a direita não se explica apenas pela verba publicitária. Há também afinidade ideológica: ambas defendem e promovem a venda do país por trinta dinheiros, o interesse das multinacionais, a depredação dos recursos naturais, a criminalização da pobreza, a perseguição e exploração dos trabalhadores ativos e aposentados etc.

*  *  *

Por falar nas relações entre liberdade de expressão, democracia, jornalismo e comunicação, vale a pena ler o artigo “Liberdade de expressão e mídia alternativa: dois anos depois“, do professor Venício Lima, da UnB. Curto, de fácil leitura e compreensão mas, ao mesmo tempo, denso e importante nas questões que levanta. O tipo de texto apropriado para suscitar debates nas salas de aula das faculdades de Comunicação Social de todo o país.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “A “democracia” e a “liberdade” do PSDB (3)”

  1. Flamengo 1×1 Figueirense | A Lenda Says:

    […] que um dos cabos eleitorais de Aecinho nas eleições de outubro, Ronaldinho (Fenômeno), se pronunciou novamente sobre o mundo da […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: