Mídia gorda e privatização da saúde e da educação

Pelo que entendi, O Globo descobriu que ao menos uma parte do atendimento privado oferecido por planos de saúde que são seus anunciantes é uma merda. A matéria não está disponível na íntegra na internet, mas eu duvido que, nela, o jornal explicite por que razões:

a) apóia a privatização da saúde

b) não pauta o assunto (e as bandalheiras do mundo privado e corporativo em geral, incluindo o da mídia gorda) e suas conseqüências deletérias com freqüência.

Na educação a coisa não anda melhor. Através do boletim eletrônico do deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP), tomei conhecimento de uma breve e incisiva análise do professor Luiz Araújo sobre o mais recente censo da educação superior divulgado pelo INEP/MEC. Um trecho:

O gráfico acima demonstra de maneira límpida que não há motivos para comemorar. Em 2002, no final do governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso, a participação pública era de 30%. Depois de cinco anos de governo Lula esta participação despencou para 25%.

Os números oficiais desmentem a euforia do governo. Isso sem contar que muito recurso público foi direcionado financiar as vagas em instituições de desempenho sofrível via o ProUni. Aliás, vagas que o censo nos lembra que estavam na sua maioria ociosa, ou seja, o governo abriu mão de impostos e as faculdades em troca ganharam clientela para consumir seus produtos, sem precisar aumentar sua capacidade instalada. Um negócio bom pros empresários filantrópicos e para o governo… e péssimo para a qualidade do ensino universitário em nosso país.

A notícia provavelmente será (vai ver, já foi) considerada um avanço pela mídia gorda.

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: