Pensando a convivência com o estrangeiro

A Fórum de janeiro trouxe uma instigante entrevista com o pensador da educação espanhol Jorge Larrosa. Concordemos ou não com as afirmações dele, seus pontos de vista sobre temas como estrangeiros (imigrantes), identidade e multiculturalismo são interessantes e dão o que pensar. Ele reflete sobre o assunto motivado pela realidade européia, mas fiquei pensando nas diferenças e semelhanças em relação às formas como os imigrantes foram e são recebidos no Brasil. O trecho abaixo particularmente dá o que pensar:

Mas há outro sentido, quer me parecer, que tem a ver com algo como ‘deixar em paz’. Aí a indiferença seria positiva.

O que acontece é que as pessoas que têm alguma marca étnica, aqueles que são percebidos como diferentes, são sistematicamente obrigados a dar explicações, a justificar o que fazem, o que pensam, como são, qual a sua sexualidade, como é a sua religião, o que comem, como se vestem. São obrigados a exibir aquilo que nós podemos manter oculto, sua vida é vigiada constantemente, lhes é negado o direito ao anonimato, a guardar silêncio, a permanecer ocultos. Os estrangeiros despertam a curiosidade de jornalistas, pesquisadores, trabalhadores sociais, juristas, polícias, instituições educacionais e todo tipo de especialistas e profissionais. Todos parecem profundamente interessados em saber coisas sobre eles e fazer coisas com eles. É negada a eles a possibilidade de permanecerem desconhecidos, invisíveis, a possibilidade de se ausentar, de se esconder, de não participar. É negado a eles o que poderíamos chamar, talvez, de direito à indiferença.

A entrevista, assim como todo o material publicado na Fórum, está disponível na íntegra na internet. É só clicar nos atalhos acima.

*  *  *

Por falar na revista, vale a pena conferir a cobertura especial do Fórum Social Mundial (FSM) 2009.

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: