Leonardo Boff e a mídia antidemocrática brasileira

Leonardo Boff, em entrevista ao Fazendo Media, edição de fevereiro de 2009.

“Normalmente, em sociedades de classes, a opinião dominante é a opinião da classe dominante. Essa é a velha tese de Marx, mas ela é uma verificação empírica. Isto é, grande parte da imprensa é empresarial. Existe para obter lucro, fazer dinheiro e obedece a lógica do capital. Em nome disso, seleciona notícias, distorce e oculta outras. Tudo aquilo que não interessa à acumulação não ganha visibilidade. O Brasil, em termos de mídia, é praticamente dominado por duas ou três famílias. A família Marinho, que mantém a Rede Globo, faz mais a cabeça dos brasileiros do que toda a rede de escolas e universidades do Brasil, porque penetra no imaginário das pessoas até os rincões mais distantes da Floresta Amazônica. Impõe um tipo de linguagem, moda, estilo de consumo, tipo de produtos. Então, eu acho isso profundamente antidemocrático.

Nós deveríamos partir daquilo que a legislação diz: toda a mídia é uma concessão pública. Ou seja: eles não são donos, são concessionários. Nós, como cidadãos, deveríamos ter instâncias de controle. Mas a questão não chega a ser discutida cada vez que o parlamento e o governo tentam criar corpos de acompanhamento e controle democrático da mídia na perspectiva do bem comum e da participação da sociedade. Por quê? Porque a pressão da mídia sobre o parlamento, sobre os lobbies que eles têm é muito forte.

Nós vivemos sob a ditadura midiática de meios poderosos. Isso é profundamente atrasado porque os países europeus e os Estados Unidos têm corpos de acompanhamento e controle democrático. A população se sente melhor representada naqueles meios. Nós não chegamos a isso. Vivemos em uma democracia que em grande parte é uma farsa, porque uma democracia que mantém tais níveis de injustiça e de dominação ideológica não merece ser chamada de democracia.”

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: