Deu a louca na assessoria de imprensa do Ministério da Saúde

Ministério doa medicamentos para o Pará“, informa, ou melhor, propagandeia a assessoria do órgão.

Mas, vem cá, quem foi que doou? O governo de Cuba? A Noruega? A USAid? Alguma entidade religiosa? A Irmã Dulce? Madre Teresa de Calcutá? O Hisbolá? A Companhia Vale do Rio Doce? O MST? Um sindicato de trabalhadores? Uma associação de moradores?

Fornecer medicamentos para quem precisa é virtude ou obrigação, quando se trata de um Ministério da Saúde? Estamos falando de caridade ou de direitos? De dever do Estado ou de bondade? De obrigação da autoridade que ocupa cargo público ou de caridade? Se um Ministério da Saúde não provê, por obrigação, saúde para os cidadãos – o que inclui fornecimento de medicamentos -, para que existe?

Alguém poderia objetar que estou fazendo tempestade em copo d’água, pois trata-se apenas de uma má escolha vocabular. Mas é que as escolhas vocabulares freqüentemente dizem muito. E não pára aí…

A mensagem é assinada com o emeio jornalismo@saude.gov.br. E no jornalismo, até onde eu sei, a precisão e o vínculo com a verdade/realidade são necessidades/objetivos/pressupostos/obrigações. Na “notícia”, lemos o seguinte:

Segundo ele [o ministro], o Ministério da Saúde está preparado para oferecer a ajuda humanitária necessária para atender situações deste tipo.

O Ministério da Saúde tem tradição em ajuda humanitária em casos de calamidade.

A frase imediatamente vem à cabeça: que porra é essa? Ou, como diria o Didi: cuma?

O ministro Temporão usou a expressão “ajuda humanitária” ou ela fica por conta do escriba que produziu a “notícia”? Atuar com rapidez e eficácia em calamidades é uma obrigação do Ministério ou fruto de uma suposta bondade e complacência? Quando se fala de “ajuda”, isso significa que pode ser dada ou não, em função das vontades das autoridades. Não me parece que seja o caso, pois estamos falando de saúde – dever do Estado estabelecido e garantido na Constituição Federal.

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: