Governo do Rio patrocina a farra da Barcas S/A

Em entrevista ao Programa Faixa Livre, o deputado estadual Gilberto Palmares (PT), presidente da CPI das Barcas da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, afirma que a Barcas S/A vem descuprindo sistematicamente uma série de itens do contrato de concessão assinado em 1998. Entre eles, a instalação da linha Praça XV – São Gonçalo.

Gilberto Palmares informou ainda que certos estudos apresentados pela empresa para pleitear aumentos e recursos ao governo estadual são baseados em fontes não confiáveis. Enquanto o IGP-M dos últimos 11 anos registrou aumento de 162%, a tarifa para Paquetá aumentou 330% (no mesmo período). Vale lembrar que quem autoriza o aumento das tarifas é o governo do estado. Ou seja, a farra dos últimos anos é patrocinada pelos governadores Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB): Anthony Garotinho, Rosinha Garotinho e Sérgio Cabral Filho.

A Barcas S/A hoje tem como acionista majoritário a empresa de transporte rodoviário 1001. Ou seja, ainda por cima há propriedade cruzada entre os concessionários de diferentes tipos de transporte.

Como se tudo isso fosse pouco, o Governo Sérgio Cabral Filho (PMDB) concedeu um empréstimo à empresa que sistematicamente maltrata os trabalhadores fluminenses, como em alguns episódios (1, 2, 3) que abordei antes (poucos dentre os muitos ocorridos nos últimos anos).

Cadê a cassação da concessão?

*  *  *

Uma ouvinte fez ao deputado a pergunta semelhante à tenho repetido aqui: “o que faz o PT no Governo Sérgio Cabral Filho, que mata pobre e agora quer murar as favelas”?

Gilberto Palmares falou de suas posições, mas não respondeu à pergunta. Apenas disse que o PT é da base do Governo Sérgio Cabral Filho e que o partido mantém tem uma posição crítica a respeito de certas políticas… Insatisfatório e evasivo, para dizer o mínimo.

Anúncios

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Governo do Rio patrocina a farra da Barcas S/A”

  1. O trem enferrujado do secretário « A Lenda Says:

    […] Barcas, enfim, que sequer cumprem o contrato de concessão que lhes deu o direito de singrarem a Baía de Guanabara, mas passaram a cobrar mais de quem leva […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: