Dívida pública, principal questão brasileira

Por uma série de contingências, faz tempo que não comento aqui sobre o que considero o principal problema brasileiro: o pagamento da dívida por parte do Estado brasileiro. Pois bem, em entrevista ao Programa Faixa Livre, Rodrigo Ávila, da Auditoria Cidadã da Dívida, informa que de 1/1 a 27/3 deste ano, o Estado já dispendeu “mais de R$ 160 bilhões gastos com a dívida em menos de 3 meses, enquanto se gastou, por exemplo, com os fundos de participação de estados e municípios, cerca de R$ 13 bilhões“.

Como comentei algumas vezes, após árduo trabalho, o deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP) conseguiu a aprovação de seu projeto de uma CPI da Dívida Pública. Para que a CPI da Dívida seja instalada, falta alguns partidos indicarem seus representantes. Entre eles, partidos de direita (que apóiam explicitamente o endividamento) e… PT e PSB. No atalho acima, há endereços dos líderes destes partidos, para os quais se pode e deve escrever e telefonar pressionando.

O Boletim da Auditoria Cidadã da Dívida divulgou recentemente os “Números da Dívida em 2008” (via Boletim Ivan Valente). Os dados são assustadores e sua análise e reflexão é importante e urgente. Deveriam, a meu ver, estar no centro da discussão pública e política do país. Justamente por isso, a mídia gorda nada fala sobre o assunto, um escândalo digno de figurar em todas as manchetes. A matéria traz ainda este gráfico (clique sobre a imagem para ampliá-la):

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta to “Dívida pública, principal questão brasileira”

  1. ANTONIO WILSON COSTA Says:

    Será um grande problema para o futuro do Brasil!
    Precisamos diminuir o montante da dívida no total, reduzir despesas no geral por parte do Governo da União.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: