Quem são as vítimas preferenciais dos assassinatos no Rio?

Reproduzo abaixo notícia publicada pela Agenc (Agência Uerj de Notícias Científicas) em 28/5.

*  *  *

“Negros, pobres, solteiros, da periferia e sem instrução

Este é o perfil de 2.260 do total de 2.793 mortos por homicídio no Rio de Janeiro em 2000.

Tiago Andrade

Resultados de pesquisa desenvolvida por Ricardo Moreira Migon, graduando em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) gerou o texto intitulado “Fatores Individuais e Espaciais Associados ao Risco de Violência”.  O projeto, orientado pelo professor José Ignácio Cano do Laboratório de Análise da Violência da universidade, teve por objetivo traçar o perfil e local de residência do homicida e de suas vítimas, em especial da região metropolitana do Rio. O projeto aborda a sensação de insegurança na população e a percepção do risco de sofrer crimes violentos que aumentaram, segundo Ricardo, notavelmente a partir dos anos 80 e 90. “As taxas de homicídio brasileiras oscilaram entre 20 e 30 por 100.000 habitantes, tendo o Rio de Janeiro umas das mais altas do país – 50 a 60”, explica.

Ricardo visitou delegacias a fim de descobrir tanto o local de origem quanto o perfil das vítimas e dos assassinos. Seu estudo aponta que do total de 2.793 casos de homicídios ocorridos no Rio de Janeiro, ao longo do ano 2000, 2.260 foram localizados e georreferenciados.  “Em sua maioria, as vítimas eram jovens negros, moradores das periferias e favelas das Zonas Norte e Oeste, solteiros, de escasso nível educacional e baixa renda”, diz.

De acordo com o aluno, a pesquisa ainda está em andamento, sendo que um trabalho de campo está sendo realizado para localizar os 533 casos ainda não encontrados. Migon afirma que ao, final do trabalho, será capaz de apresentar maiores conclusões.”

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: