Quantos estereótipos cabem numa peça publicitária?

rio e niteroi junho 2009 001

Ponte Rio-Niterói, junho de 2009

Ponte Rio-Niterói, junho de 2009

Ponte Rio-Niterói, junho de 2009

As fotos são de uma propaganda de motel exibida na janela traseira de um ônibus que liga o Rio a Niterói.

O tiozão engravatado, no trabalho, falando no telefone fixo, toma a iniciativa. A mocinha loira e de olhos claros, sorridente, ouve a pergunta no telefone celular. Ambos com a pele bastante clara e aparência dentro do padrão hegemônico de beleza. Sorriso-padrão estético de propaganda de pasta de dente.

Quantos estereótipos você consegue identificar nesta propaganda?

*  *  *

Aproveitando o ensejo, duas observações pontuais:

1) Não conheço desperdício de dinheiro maior do que o utilizado para produzir aquele adesivo de 60 km/h colado na janela do ônibus. Não significa nada. Em relação à realidade concreta do transporte rodoviário no Grande Rio, seria mais correto estampar 100 ou 120 km/h.

2) Quando as empresas de ônibus, concessionárias de um serviço público, pressionam as autoridades para que o Estado as reembolse o valor da passagem daqueles que têm direito a transporte gratuito (idosos, estudantes da rede pública e outros), elas incluem as planilhas de custos e receitas? Nestas planilhas constam as receitas com publicidade como a acima? As planilhas e seus valores são sujeitos a auditoria e investigação pelo poder público?

Anúncios

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Quantos estereótipos cabem numa peça publicitária?”

  1. Wellington Campos Says:

    Olá, Rafael.

    Esse anúncio é mesmo de amargar, hein! Sei que o mais importante do post é o que sucede à propaganda em si, mas é impossível deixar o absurdo passar.

    Tirando os estereótipos que você citou, a inversão do nome “letom” é da pior qualidade, o “Vamos almoçar AONDE?” sugere um motel sobre rodas, e “o seu melhor programa” não deixa de induzir um viés “profissional” da conversa… é triste ter que ler uma coisa dessas indo para ou voltando de Niterói.

    Imagina a qualidade do estabelecimento!

    Forte abraço.

  2. Pedro Says:

    Vc estava indo bem até “Aproveitando o ensejo, duas observações pontuais:”. Depois falou coisas sem sentido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: