Rapidinhas internacionais

Em uma página, o Brasil de Fato informa mais do que as páginas e páginas de tinta e papel gastos pela mídia gorda para produzir e reproduzir estereótipos, generalizações e mentiras quando fala do Irã. Leia a esclarecedora entrevista com o historiador Osvaldo Coggiola.

*  *  *

Saara Ocidental

Saara Ocidental

Um dos aspectos que mais aprecio nos veículos que assino e leio com frequência – Brasil de Fato, Caros Amigos, Fórum, Fazendo Media e Correio da Cidadania – é a cobertura internacional. Enquanto a mídia gorda e vendida volta suas atenções majoritariamente para Estados Unidos e Europa e privilegia economia e interesses alheios (do mercado financeiro, das multinacionais e da Casa Branca), a mídia democrática apresenta uma pauta muito mais variada, em que se destaca o espaço destinado à América Latina. Vejo o Brasil de Fato de forma particularmente positiva neste aspecto. O jornal conta ou já contou com correspondentes em países como Bolívia e Paraguai e pauta sistematicamente a África. Exemplo é a entrevista “Uma luta invisível“, sobre a peleja pela independência do Saara Ocidental – cuja bandeira, aliás, é parecida com a de outra pátria (ainda) sem Estado nacional, a Palestina (abaixo).

Palestina

*  *  *

No mesmo Brasil de Fato, leio o excelente artigo “As lições de Honduras“, de Theotonio dos Santos – e, de quebra, descubro que ele tem um blogue. O professor da UFF discorre sobre o golpe em Honduras e revela uma série de mentiras construídas, inventadas e/ou disseminadas pela mídia gorda – brasileira, inclusive – ao cobrir os acontecimentos.

*  *  *

Pra fechar, uma dica: a Caixa Cultural (de cujo sítio é difícil copiar e colar informações) promove, até 23/8, uma mostra com filmes dos diretores Abbas Kiarostami e Amos Gitai. Chance rara para ver obras que não foram  – e provavelmente não serão – lançadas por aqui. Programação aqui.

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: