Uma ótima notícia

Pipoca na caixa postal mensagem de Marcelo Salles, que reproduzo abaixo. Sou leitor da Caros Amigos desde sua primeira edição, em abril de 1997. Ou seja, ela me acompanha praticamente desde o início da faculdade de Comunicação, que comecei um mês antes. Lembro, indo de ônibus para a aula, vi um cartaz numa banca de jornais anunciando a revista, com Juca Kfouri como entrevistado na capa. Comprei. Li inteira. Adorei. Continuo comprando (sou assinante há anos) e lendo até hoje. Não só tenho como li todas as edições, de cabo a rabo.

*  *  *

“Escrevo para dar a estupenda notícia de que a Caros Amigos foi a grande vencedora do premio Vladmir Herzog 2009, na categoria REVISTA. O júri escolheu, por unanimidade, a reportagem “Por que a justiça não pune os ricos”, de Tatiana Merlino. As revistas Época e Na Mão Certa receberam menção honrosa.

Ao escolher a reportagem da Tatiana, o júri não apenas homenageia uma pessoa e uma revista. A vitória da Caros Amigos é o reconhecimento do Jornalismo com J maiúsculo. É o reconhecimento da importância de levar até os leitores temas relevantes, dizendo o que é preciso ser dito, sem meias palavras, sem auto-censura ou censura político-econômica. É descobrir um assunto que merece ser publicado e publicá-lo, com profundidade, esmero e o foco sempre no interesse público.

Por fim, vale a pena lembrar o juramento do jornalista profissional, verdadeira declaração de amor: “A Comunicação é uma missão social. Por isto, juro respeitar o público, combatendo todas as formas de preconceito e discriminação, valorizando os seres humanos em sua singularidade e na luta por sua dignidade”.

A lista com todos os premiados do Herzog 2009 está em http://vladoherzog.blogspot.com .”

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: