Algumas da mídia gorda

nassif_Abril_blog

A Editora “Abril tenta sufocar Luis Nassif“, jornalista que corajosamente escreveu uma história da revista Veja.

*  *  *

Em “Uma barriga monumental“, Luiz Antonio Magalhães relembra uma inacreditável mentira (ou, na melhor das hipóteses, exercício de futurologia irresponsável, o que tampouco tem a ver com jornalistmo) publicada pela “ditabranda” Folha de S. Paulo, à qual muitos têm se referido como Falha de S. Paulo.

*  *  *

Enquanto isso, as Organizações Globo dão sua contribuição para a crise, demitindo trabalhadores e superexplorando os que restam. O alvo da vez é o jornal Extra, cujo projeto de criação já incluía a parasitação de O Globo. O assunto, claro,  não será notícia no veículo parasitado – que, a julgar pela manchetes principais, essa semana tirou férias de sua função de house organ da Casa Branca e se assumiu house organ da atual direção da Companhia Vale do Rio Doce – nem na mídia gorda. Quem informa é Marcelo Salles:

Amigos avisam que o jornal Extra, das Organizações Globo, está demitindo. Pior: os repórteres agora têm sido obrigados a fotografar e filmar, além de escrever. É o conceito Globo de “multimídia”: multiescravo. Mas ainda piora: as pautas estão ficando cada vez mais superficiais e o que sobrava de Jornalismo vem sendo bombardeado; nada de ter mais que um dia para apurar, pesquisar e escrever.

É uma pena, porque apesar dos pesares, o Extra ainda destoava do resto do que se pretende imprensa das OG. De um lado, muitos jornalistas experientes no olho da rua, sem emprego, por não se encaixarem no novo “perfil” do jornal.

Perdem os trabalhadores da notícia, perdem os leitores, perde a sociedade como um todo. Ganham os donos da Globo, a lógica empresarial, o capitalismo selvagem.

Gostaria de saber o que têm a dizer os órgãos de classe dos jornalistas e os pesquisadores que adoram celebrar as virtudes da convergência midiática, do jornalismo cidadão etc.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: