Rapidinhas

Dizer o que depois do incrível, fantástico, extraordinário show do Gogol Bordello no Rio? Estou abismado até agora. Energia parecida, só com Manu Chao no palco. Aliás, o bis teve direito a “Mala Vida”, uma dos tempos do Mano Negra que o Chao toca e eu adoro. É do Patchanka (1988). Como eu disse essa semana, reproduzindo notícia do Marco Canônico, Manu Chao toca no Rio dia 10/12. A venda de ingressos começa segunda agora (16/11).

*  *  *

Por conta do show, estou completamente viciado em ouvir a banda.

*  *  *

Antes, na Lapa, um ônibus da Guarda Municipal passava aterrorizando os vendedores de bebida, pipoqueiros e ambulantes em geral. Os camelôs legalizados na feirinha sob os Arcos também enfrentam uma série de problemas. E os que não foram contemplados no sorteio promovido pela Prefeitura estão impossibilitados de trabalhar.

Não muito longe dali, uma semana antes, um choque de violência.

*  *  *

João Luiz Duboc Pinaud, referência em direitos humanos que me concedeu a honra de prefaciar meu primeiro livro, em entrevista ao Fazendo Media de outubro, a respeito da intervenção da ONU no Haiti, comandada por tropas brasileiras: “Eu vi, por exemplo, gente doente algemada em hospital por ser militante. A repressão é de ditadura militar.”

Repito a pergunta feita antes: o que as tropas brasileiras fazem no Haiti?

*  *  *

Então fica combinado assim: os juízes podem errar à vontade – o que acontece sem querer, claro, mas geralmente contra o Botafogo e a favor do São Paulo. No entanto, se o fizerem nas últimas rodadas deste Brasileiro e contra o Palmeiras, são suspensos. Nem tem o que comentar, né?

*  *  *

Esse semana acabei de ler O batedor de faltas, de Cláudio Lovato Filho. Gostei particularmente de dois contos. Um deles, “Sonhos” (ou algo assim), que fecha o livro, me deixou com os olhos úmidos.

*  *  *

Dica de José Chrispiniano: uma interessantíssima entrevista de Jorge Ben na Trip deste mês.

*  *  *

Sexta, dia 20, é Dia da Consciência Negra. E tem festa promovida pela Apafunk:

Deixe um comentário

