Rapidinhas

Já me referi algumas vezes ao livro La Voluntad. Um dos documentos que o livro reproduz e que me impressionaram vivamente foi a Carta abierta de un escritor a la Junta Militar (em pdf), escrita pelo jornalista Rodolfo Walsh.

*  *  *

Da série “temas que, por sua relevância, a mídia gorda evita discutir”, o acordo entre EUA e Colômbia para instalação de bases militares. A análise, excelente, é de Gilberto Maringoni, na Fórum de dezembro. Ao contrário do que faz a maioria dos jornalistas da mídia gorda – sobretudo devido às péssimas condições em que trabalham -, Maringoni leu os documentos e os cita farta e textualmente. A cobertura internacional da mídia gorda, por sua vez, costuma basear-se na fala de autoridades, nas agências de notícias que compõem a mídia gorda internacional e em comunicados à imprensa (press releases).

Leitura obrigatória para todos que se interessam pela soberania do Brasil e pela América Latina. Curiosamente, os setores reacionários da mídia gorda e dos militares que fizeram escândalo com a demarcação contínua da Reserva Raposa Serra do Sol, alegnado ameaça à soberania brasileira, agora se calam frente a um perigo maior. Um trecho:

Pela letra do primeiro documento, militares e civis estadunidenses em missão terão livre acesso ao território colombiano, sem precisarem apresentar passaporte ou visto de qualquer espécie. O artigo IV assegura que ‘As aeronaves (…) quando se encontrarem em território da Colômbia não estarão sujeitas ao pagamento de direitos, incluídos os de navegação aérea, sobrevoo, aterrissagem e estacionamento’. Logo adiante, é assegurado que ‘as aeronaves e embarcações (…) dos Estados Unidos não se submeterão a abordagem ou inspeção’. Para entrar e sair da Colômbia, os membros da missão externa poderão fazê-lo ‘sem a necessidade da apresentação de passaporte ou visto’.

*  *  *

Na mesma edição, Idelber Avelar bate firme em Caetano Veloso por este haver se referido ao presidente Lula, segundo o Estadão, como “analfabeto, cafona e grosseiro”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: