O jornalismo de ficção da mídia gorda

Quando eu menos espero, esbarro com um exemplo – dentre os incontáveis existentes – do jornalismo de ficção que a mídia gorda pratica adoidado. Está num trecho de “Rio Maria – Canto da Terra”, de Ricardo Rezende Figueira:

“O quadro não se acalmara ainda. O jornal Estado de S. Paulo, em 15 de setembro de 1987, publicou, na primeira página, a notícia de que eu teria ido à Nicarágua e contratado ali três sandinistas, para começar uma guerrilha no sul do Pará, a partir da fazenda Bela Vista. E se respaldava em informações emitidas pelo juiz de Conceição do Araguaia, dr. Eronides Souza Primo. O jornal entrevistou o presidente da UDR, Ronaldo Caiado, que afirmava não duvidar, porque eu era pessoa ‘de alta periculosidade’. E levantava a suspeita de que esses guerrilheiros teriam sabotado o avião que caiu, matando na serra dos Carajás o ministro do Mirad, Marcos Freire.

O jornal só me procurou para me ouvir depois de publicar o grande ‘furo’. Queria saber se eu tinha mesmo ido à Nicarágua, se havia sandinistas na área, se eu os havia contratado etc. A notícia do Estadão era fantasiosa e repleta de maldade. Eu havia de fato estado na Nicarágua não uma, mas duas vezes. Contudo em 1974, 13 anos antes! Contestei as acusações, e, depois de consultar o dr. Luís Eduardo Greenhalg e a dra. Michael Mary Nolan, ameacei entrar com uma ação judicial contra o jornal e contra Ronaldo Caiado.”

*  *  *

E o Haiti, a quantas anda? O que as tropas dos EUA têm aprontando por lá?

Uma resposta to “O jornalismo de ficção da mídia gorda”

  1. O Outro Lado da Notícia » O jornalismo de ficção da mídia gorda Says:

    […] Do blog do Rafael Fortes […]

Deixe um comentário

