Um pouco de Paul Singer (2)

“O resultado da cooptação é uma troca desigual. As bases dos movimentos cooptados ganham alguns benefícios, mas são levadas a dar apoio ao conjunto do regime político vigente, o qual preserva, embora atenuadamente, as bases da opressão. Quando, em momento de crise, os movimentos deveriam ser revolucionários se mostram de fato conservadores, fala-se em ‘traição’ dos dirigentes, como se uma reviravolta – que se repete sistematicamente em numerosas conjunturas, em muitos países – pudesse ser causada por falhas de caráter de um punhado de indivíduos. O que acontece é muito mais grave: as elites partidárias perderam o contato vital com suas  bases, cujos interesses históricos deixaram de representar. Esta perda de contato ocorre com a própria formação destas elites, embora sua manifestação concreta só se dê mais tarde.”

O trecho é do livro Aprender economia, que data da primeira metade da década de 1980. Guardadas as devidas especificidades, considero-o no mínimo instigante para pensar criticamente o governo Lula – do qual, aliás, o professor Paul Singer faz parte.

Anúncios

Tags:

Uma resposta to “Um pouco de Paul Singer (2)”

  1. Anselmo Says:

    O Paul Singer é daquelas figuras que, se ele acha alguma coisa, é praticamente certo que, ao tomar conhecimento disso, eu mude de opinião.

    mas é interessante olhar a direção do PT que, em 2003-2004 era 100% fiel (eu ia escrever cachorrinho, mas seria maldade) a tudo o que viesse do governo. Agora, o PT solta declarações por um governo mais à esquerda, com mais Estado na economia, mais distribuição de renda, mais tudo. Tudo bem que é “de mentirinha”, mas fazem isso.

    De “desafiar” o governo a se reconectar a suas bases há uma distância grande. E isso não altera o quadro de formação de elites partidárias.

    muito bem recortado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: