ISFiT 2011: inscrições abertas

Estão abertas até 30 de setembro de 2010 as inscrições para participar da edição 2011 do International Student Festival in Trondheim (ISFiT 2011). O festival se realiza a cada dois anos em Trondheim, adorável cidade da costa norueguesa, reunindo estudantes de vários países do mundo. Tive o privilégio de participar dele em 1999 e 2001. Posso afirmar, sem erro ou exagero, que foi uma das melhores coisas que fiz na vida.

Fiz amigos, tive experiências maravilhosas e inesquecíveis. Acima de tudo, aprendi sobre semelhanças e diferenças.

Uma das lições que aprendi é que, passados eventuais desconfianças e preconceitos de início, todo mundo é gente e, frente a situações semelhantes, partilha de forma muito parecida dores, humores, sentimentos, sorrisos. Por exemplo, pra quem vive em regiões quentes ao redor do globo, a temperatura de Trondheim, em março, significa frio pra cacete. Não há traço linguístico, cultural, religioso ou político que atravesse esse sentimento e diferencie muito uma pessoa da outra: tá todo mundo vestido de forma colorida (em geral, com roupas emprestadas de amigos e parentes), sentindo frio e sorridente por ver neve.

Ou, quando pinta uma bola nos corredores de um dos prédios da NTNU (ou na neve!), moleques de diferentes países, cores, aparências físicas, idiomas etc. rapidamente se dividem em dois times, fazem gols com as mochilas e estabelecem as regras da pelada.

Ou as conferências, debates, cerimônias, festas e shows no maravilhoso prédio dos estudantes, o centenário Studentersamfundet.

Para participar do processo seletivo, é preciso ser estudante, ter ao menos 18 anos e falar e compreender inglês (oral e escrito). Informações aqui. O congresso fornece alimentação e hospedagem (esta, geralmente na casa de moradores Trondheim que se oferecem voluntariamente para colaborar com a organização do festival, o que é outra experiência e tanto).

Confesso: bateu uma saudade do tempo de estudante…

Anúncios

Tags:

3 Respostas to “ISFiT 2011: inscrições abertas”

  1. JOYCE Says:

    Cara, que legal!
    Estive em Trondheim em 2009, participando do ISFIT e tb adorei a experiência…o friiiiio e a cidadezinha. Adorei ainda mais pq eu consegui refund do próprio evento pra ir, então não gastei nem com passagens aéreas,,,foi fantástico mesmo! E esses eventos são pouquíssimo divulgados aqui no Brasil né..eu mesma, acabei descobrindo super por acaso.

  2. Martha Says:

    eu estive la esse ano e nossa foi genial!
    recomendo muito tambem.. alias acabei de fazer um post sobre a experiencia no meu blog :)

  3. Rafael Fortes Says:

    Quem quiser ler o post da Martha, aqui está.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: