Rapidinhas pós-segundo turno

Dois mapas mostram a votação do PT (Dilma Rousseff) e PSDB (José Serra) distribuída pelas zonas eleitorais dos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro (via José Chrispiniano).

*  *  *

Bem bacana a exposição Islã, no CCBB. O prédio – que já é bonito pacas – ficou ótimo. Ponto para a política externa e cultural do governo Lula (PT).

*  *  *

Boa matéria do Brasil de Fato (21 a 27/10), assinada por Ana Lucia Vaz, discute o “choque de ordem contra a cultura popular” realizado pela prefeitura do Rio de Janeiro. Um trecho:

“Nas cidades onde há administrações comprometidas com algum nível de participação popular, a tendência é de democratização do debate sobre políticas culturais. Durante as administrações petistas de Luiza Erundina e Marta Suplicy, São Paulo aprovou leis regulamentando uma política cultural que especifica valorez a serem investidos, assim como conselhos e critérios para distribuição. Niterói (RJ) elegeu, recentemente, seu conselho de cultura, seguindo as orientações do Plano Nacional de Cultura.

Já no Rio de Janeiro, todas as ações da prefeitura são no sentido de centralizar as decisões sobre cultura. Mais precisamente, as decisões sobre financiamentos. A administração municipal compra grandes espetáculos e patrocina grandes produções comerciais e chama a isso de política cultural. Para  a cultura produzida pelo povo, só aparecem ações de controle e repressão.”

No governo Eduardo Paes (PMDB), a Secretaria de Cultura – que não me parece o alvo das críticas da reportagem, que bate diretamente na Prefeitura –  é ocupada pelo PCdoB.

*  *  *

Não conhece o Brasil de Fato? Confira a lista das bancas que vendem o semanário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: