Rapidinhas

Ivan Valente (PSOL/SP), brilhante parlamentar, cobrou que a educação receba, de fato, aquilo que todos os discursos da campanha eleitoral defendem: investimento maciço. Chegaremos um dia aos 10% do PIB?

*  *  *

Do Largo da Carioca, via Youtube, um “estranho fato” em um Rio de Janeiro governado por Eduardo Paes (PMDB) e seu “choque de ordem”. Entre as diversas frases dos e das populares, gostei particularmente de uma:

– Eu ainda não ouvi falar isso na televisão, não!

Pois, é.

*  *  *

Aproveitando o ensejo para começar o balanço de fim de ano, esse que acaba em menos de dois meses me brindou com algumas viagens porretas. Aquela que mais me surpreendeu – e olha que as expectativas eram grandes – foi para Recife. Confesso: cheguei lá com, pelo menos, 12 anos de atraso. Nunca tinha ido e há muito queria ir. Em diversas viagens, sobretudo nos tempos de estudante de Comunicação Social, algumas das pessoas mais bacanas com quem esbarrava eram pernambucanas. Já tinha ido a Aracaju (duas vezes), Fortaleza (uma), Salvador (umas dez), João Pessoa (uma) e Maceió (uma). Apenas em 2009 fui três vezes a Belém. Mas nada da capital de Pérnambuco. Pois bem, este ano, aos 32, fui lá. Nunca na história desse país vi tamanha hospitalidade.

Entre as grandes figuras que tive o privilégio de conhecer – amigos de amigos, e, a partir daí, amigos de amigos de amigos – está Ivan Moraes Filho. Um pouco da verve jornalística, humanista e política dessa figura incrível está em quatro textos recentes de seu blogue, Bodega:

1) “Uma colher de água de coco para Mayara Petruso

2) “E quem realmente perdeu as eleições 2010?

3) “Luva de pelica: ou ‘as incríveis aventuras nordestinas de Mayara Petruso

4) “Deixem o menino em paz!

3 Respostas to “Rapidinhas”

  1. Leo Lagden Says:

    Realmente a hospitalidade pernambucana é de impressionar.
    Adorei conhecer Recife, Boa Viagem e principalmente Olinda!
    Tenho um excelente amigo por lá.

  2. renata moraes Says:

    Rafael
    bem legal os textos…infelizmente sobre essa Mayara penso que é uma pessoa infeliz por não ter tido o prazer de conhecer o nordeste e um nordestino. triste é ver que muita gente pensa como ela e que retuíta o que ela postou. eu recebi esse twitter no próprio domingo das eleições, mas recebi como forma de denúncia pelo absurdo…triste demais essa história e mais ainda por pensar que meus conterrâneos sofrem na pela diariamente o preconceito em são paulo…

    na sua lista de viagens nordestinas senti falta de um Estado: Maranhão….é necessário conhecer essa terra. infelizmente só estive lá uma vez mas foi o suficiente para me apaixonar por parte do Estado e principalmente por São Luís. amo aquele lugar pq minhas raízes estão todas lá….

    bj
    renata

  3. Ivan Moraes Filho Says:

    Eita, rapaz. Agora fui eu quem chegou tarde por aqui. Obrigado pelas palavras carinhosas e volte sempre.

    Abraço forte e estamos juntos

Deixe um comentário

