Rapidinhas

Fim de semestre, chapa quente, difícil escrever. Tô devendo dois textos repletos de fontes e indicações de leitura, um sobre as pilantragens político-esportivas envolvendo os megaeventos (Copa de 2014 e Olimpíada de 2016) e outro sobre mídia gorda e segurança pública no Rio. Ficarão pra depois do dia 19, quiçá para o próximo ano. Mas um dia, saem.

*  *  *

Por hora, vale registrar que O Globo segue firme em seu trabalho diário de produzir estigmas sobre certas regiões da cidade. Recebi novo exemplo, que nem o criticado ontem:

RIO – O traficante Tiago Augusto dos Santos, o Tiaguinho do Complexo, de 27 anos, foi preso na noite de terça-feira por policiais civis da 43ª DP (Guaratiba), em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. Ele era mais um foragido do Complexo do Alemão.

Por que bato nessa tecla? Por que O Globo nunca irá publicar diariamente que foi preso algum “foragido de Ipanema” ou “mais um bandido perigoso foragido das quadrilhas da Barra da Tijuca”. Associar uma área a criminalidade, como se fosse um dado da natureza ou da geografia, é algo que O Globo faz para as áreas onde residem trabalhadores pobres. Desta maneira, o diário da família Marinho contribui para aprofundar a estigmatização, o apartheid (ou criação de guetos, como preferirem) e legitimar tratamento diferenciado por parte do Estado – incluindo seu braço armado, a polícia.

*  *  *

Vale a pena acompanhar o que Idelber Avelar andou escrevendo sobre o caso Wikileaks e a perseguição ao “primeiro preso político global da internet“. É o fim da picada o que andam fazendo os governos de alguns países que se consideram vanguarda da democracia global.

Não sei se algum deles já fez isso (não tenho tempo de apurar), mas adoraria se os governos da Bolívia, da  Venezuela ou de Cuba oferecessem asilo político a Julian Assange. Seria um tapa na cara de certas democracias e certos governos de potências ocidentais.

Anúncios

Uma resposta to “Rapidinhas”

  1. LUIZ ROGERIO Says:

    AI O SENHOR TEM RAZAO ESSE JORNAL SÓ PUBLICA ZXSEM DAR MAIORES EXPLICAÇOES ESSE BANDIDO É UM BODE EXPIATORIO DA GLOBO EM VEZ DE INFORMAR CORRETAMENE A POPULAÇAO ELES FAZEM UMA MATERIA PRA CHAMAR ATENÇAO COMO SE O COMPLEXO DO ALEMAO SÓ TIVESSE BANDIDOS A FACULDADE TOMA MUITO O SEU TEMPO FORA AS PESQUISAS ,COM CERTEZA SEUS TEXTOS VAO BOMBAR NO SEU BLOG COM SUA EXPERIENCIA E UMA INTELIGENCIA ACIMA DA MEDIA,COMBINADO COM UM CENSO CRITICO E POLITICO FORMIDAVEIS,COM CERTEZA O SENHOR VAI LONGE EM SEU CAMINHO CONTRA ESSAS INJUSTIÇAS QUE A MIDIA GORDA VEM FAZENDO CONTRA TODOS .OBRIGADO PELA SUA ATENÇAO RAFael fortes gigante guerreiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: