Rapidinhas futebolísticas

Não vi tantos jogos quanto gostaria do Brasileirão recém-terminado. Dos camisas 10 que vi jogando, destaco seis: Conca (de longe, o melhor do campeonato, seja pelo futebol, seja pelas inacreditáveis 38 partidas disputadas), Montillo, D’Alessandro, Douglas, Bruno Cesar e Paulo Baier (mais pela produtividade do que, particularmente, pelo futebol jogado).

São três argentinos e três brasileiros (Ganso se machucou, houve jogadores vendidos etc.). Lembrei de uma entrevista que li um tempo atrás, por indicação de um amigo. O entrevistado era um brasileiro que trabalhava há anos com categorias de base. Ele comparava o Brasil com a Argentina. Argumentava que aqui se privilegiam os títulos nas competições de divisões de base, fazendo com que os lugares nas equipes sejam ocupados em função de força física e tamanho – em vez de talento.

(O máximo dessa lógica são algumas seleções nacionais africanas, que obtém enorme destaque em competições sub alguma coisa, mas cujos atletas raramente repetem o desempenho quando profissionais, seja em clubes, seja nas próprias seleções nacionais – há outros fatores e explicações para isso, eu sei…)

Já na Argentina, argumentava o entrevistado cujo nome infelizmente esqueci, o talento continuava prevalecendo, pois, para os clubes, as divisões de base existem para revelar jogadores, e não para ganhar campeonatos. Vejo os três camisas 10 franzinos fisicamente que brilharam nesse Brasileiro, especialmente Conca e Montillo e penso nisso.

*  *  *

O Flamengo teve um ano bem fraco. O jovem Marcelo Lomba tem valor, mas não guarda, no momento, a frieza e confiança necessárias para ser o titular absoluto do gol. Como o caso Bruno deixou sequelas não apenas nos envolvidos no episódio policial, mas também no clube, urge contratar um camisa um que chegue para ser titular absoluto. O problema é: como tirar goleiros de clubes mais organizados e que disputarão competições mais  importantes que o Flamengo? Digo isso pensando nos óbvios e excelentes Fábio (Cruzeiro) e Vitor (Grêmio). Minha preferência é por Viáfara (Vitória), aproveitando que o time baiano caiu para a segunda divisão – aliás, estou certo de que não cairia caso seu goleiro titular não tivesse se ausentado em diferentes momentos, por contusão.

*  *  *

Duro mesmo é ficar o ano inteiro sem o Maracanã devido à maldita Copa de 2014.

Anúncios

Uma resposta to “Rapidinhas futebolísticas”

  1. LUIZ ROGERIO Says:

    com razão o conca é o disparado o melhor seguidop pelo montillo, as categorias de base estão mais querendo atletas com força física, e os poucos jogadores com talento são vendidos logo para outros países com a desculpa de que é impoossivel segura esses jogadores ,isso é reflexo da má administração por parte dos clubes de futebol ,especialmente no brasil ,são paulo e corinthias e o cruzeiro tem uma estrutura melhor ,refletindo em vender bem seus jogadores vendem por um preço alto e compram outros bem em conta procuram os mais jovens ,as revelações ,falta uma politica para que consigamos manter nossos jogadores por um tempo maior ,no caso do flamengo tem goleiros melhores do que o do vitoria o neto , e o deola , o renan do internacional ,são excelentes tbm o fernando henrique do flusão que joga em qualquer equipe ,caro rafel fortes ,as possibilidades são muitas é só o flamengo abrir o cofre e nao sonhar alem do que lhe é permitido com adriano de volta ,foi decepcionate sua saída do mesmo flamengo, mesmo sem tempo o senhor continua afiado nos seus comentarios bem legais vc fala a nossa linguagem ,isso é importante para um jornalista capacitado como vc é ,obrigado por sua atençao feliz natal e um ano novo melhor em todos os sentidos ,carissimo rafael professor nota dez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: