Espaço exclusivo?

Praia de Geribá, Armação dos Búzios (RJ), janeiro de 2011. Três moças, com vestidos estampados verdes, flor no cabelo, morenas de praia – poderiam estar no ensaio fotográfico de moda de uma revista – se aproximam. Seu objetivo é divulgar o Insólito Beach Lounge [sic].

Batizado com uma insólita (isso, sim!) mistura de português e inglês típica de certos descolados, publicitários, moderninhos, administradores e demais seguidores da seita da incriveologia, o lugar, explicam, é ideal para curtir o fim de tarde à beira-mar. Informam que é um “espaço exclusivo”, expressão que se repete na filipeta que entregam, na qual se lê: “espaço sofisticado e exclusivo para quem quer desfrutar de conforto e serviço cinco estrelas […] beber champanhe e degustar uma saborosa culinária mediterrânea”. Na incriveologia, termos como “sofisticado” são fundamentais. Também é importante sentir-se europeu, mesmo estando nos trópicos. Para isso, nada melhor que champanhe acompanhado da culinária dos países que, somados à Irlanda, exportaram milhões de famintos, desempregados e sem terra durante boa parte dos séculos XIX e XX e, ao final da primeira década do XXI, lideram a pindaíba no Velho Mundo unificado. Chiquérrimo.

O verso da filipeta é definitivo: “aqui tudo é beleza, luxo e sensualidade”. Que não se reclame de falta de conteúdo, portanto. Na foto, uma porção de gente com roupas despojadas que devem custar algumas centenas de reais.

Embora “tudo seja beleza, luxo e sensualidade”, a divulgadora informa que a entrada é gratuita. Menos mal, penso. Mas aposto que há seguranças treinados e dispostos a zelar pelo bem-estar dos frequentadores. Quiçá expulsando gente “feia” – com base nos critérios que todos conhecemos muito bem, embora certo jornalista graúdo global jure que, no Brasil, “não somos racistas”.

Tudo poderia ter sido um tanto mais fácil, rápido e sincero se, ao ouvir que “é um espaço exclusivo”, eu tivesse respondido o que pensei um minuto depois:

– Ué, mas eu não sou exclusivo. Eu sou inclusivo!

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: