Meu 11 de setembro

À parte conflitos e explosão de bombas no plano pessoal, não li uma linha ou vi uma reportagem sequer sobre o que ocorreu nos EUA dez anos atrás. Mas imagino o que a mídia corporativa, vassala da Casa Branca, deve ter feito.

Contudo, vi um filme que, sim, fazia referência a um onze de setembro trágico para os povos da América Latina: o de 1973, na capital chilena, Santiago. Ali enterrou-se um projeto de revolução socialista pela via democrática. Ali, a direita chilena, articulada com o governo dos EUA (como acontece com praticamente todo e qualquer golpe na América Latina desde o século XX), mostrou sua posição frente à democracia: esta só serve se resultar na eleição  governos dóceis ao capital. Do contrário, golpe, ditadura, violações de direitos humanos, desrespeito a constituições, leis nacionais e internacionais.

Por uma dessas belas coincidências da vida, apenas ontem, 11/9/2011, consegui ir ver Diário de Uma Busca. Uma beleza.

O filme combina, de forma rara, pessoal e político. Queria vê-lo desde que estreou – coincidência ou não, também por razões políticas e pessoais. Flavia Castro, diretora, narra sua busca pelos lugares onde viveu e por pessoas que conviveram com seu pai. Um destes lugares é justamente o Chile de Allende. Por um punhado de motivos, saí do cinema (bem) impressionado. Entre eles, a sinceridade de trazer, para dentro do próprio filme, dúvidas, questionamentos e conflitos.

Recomendo a leitura desta bela resenha de Amir Labaki, que contém alguns vídeos para entrevistas com a diretora. Eis o trailer:

Como boa parte das produções relevantes para a compreensão do nosso país e de sua história – e realizada fora dos parâmetros hegemônicos de produção, narrativa, divulgação etc. – está há pouco tempo em cartaz e, já nesta semana, está sendo exibida em apenas uma sala e horário no Rio de Janeiro. Ou seja: se puder, corra para vê-la.

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: