Rapidinhas

Vi, no fim de semana, Cortina de Fumaça. Filmaço. Indispensável (de verdade, ao contrário da semanal mais vendida). Está em cartaz no Rio, e tem ainda uma agenda de exibições gratuitas que incluem debates.

*  *  *

O simples fato de haver luta popular não garante a vitória – mas merece ser celebrado e apoiado. O fato de serem os estudantes a linha de frente do protesto, idem – é só olharmos para 1968 em várias cidades e países. Feita a ressalva (pra lá de defensiva, admito), digo: que dá alento e um orgulho danado olhar para o que os estudantes chilenos andam fazendo… Ah, isso, dá.

Fica a dica: se tiver R$ 9,90 na carteira e disponíveis, peça ao jornaleiro a Caros Amigos desse mês e vá direto à bela reportagem de Bárbara Mengardo, direto do Chile. Um trecho:

“Os muros das cidades estão forrados de frases sobre educação, repressão, liberdade de expressão, luta pela terra e outros. São lambes, stencils e pichações que vão para além dos clichês e passagens prontas, e impressionam pela criatividade e inovação. ‘As paredes são nossas’, definia uma pichação no centro de Santiago.

Em outro muro, um stencil trazia o logo das principais emissoras de TV chilenas, e abaixo a frase ‘Minto para você em HD’. Nas paredes da Casa Central da Universidade do Chile, um stencil com o rosto do ministro da educação trazia abaixo os dizeres ‘Procura-se por tráfico de educação.”

Em boa parte do mundo, a mídia corporativa é vanguarda e principal partido político de direita. Para tragédia dos povos, isto é particularmente verdade no Brasil e na América Latina. Não por acaso, os mandatários dos dois governos de extrema-direita do continente – Chile e Colômbia – são proprietários de veículos de comunicação (e, infelizmente, de veículos de peso) em seus respectivos países.

*  *  *

Segunda à noite, ouvindo um pedaço da Voz do Brasil, esbarrei com essa boa chamada (para notícia idem), no horário curtinho do Judiciário: “Empregado de distribuidora Kaiser demitido por beber Skol ganha indenização”. (Não acreditou? Clique para baixar em formato mp3.)

*  *  *

Quer uma bagunça boa, misturando rock e Carnaval? Clima de alegria, show bacana, banda interagindo com público. Vá ver a Orquestra Voadora. Na agenda, show em Sampa em outubro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: