Nem todo jogador de futebol é vaca de presépio: Loco Abreu

[Texto escrito em em 11/10.]

Do uruguaio Loco Abreu, atacante do Botafogo, após perder um gol inacreditável no jogo contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro:

-Aquele gol perdido faz você entrar no Inacreditável Futebol Clube?

– Artilheiro tem isso. Mas o importante é você continuar treinando bem, trabalhando e… Realmente, Inacreditável Futebol clube es una bobagem que você tem para sacanear o jogador de futebol. Mas só quem tá dentro sabe bem que difícil que é jogar futebol.

– Obrigado.

Veja no vídeo do Globo Esporte paulista (em 2’11”; só aparece parte editada da resposta) ou no Globo Esporte carioca (em 12’20).

Vale a pena assistir à última, pois, além do diálogo completo, há a excelente reportagem de Kiko Menezes (de 6’33 até 13’09; a parte do garotinho no celular é particularmente boa e cômica – seria ele flamenguista?).

Parêntese metodológico importante: estou chamando de “excelente reportagem” o que acabei de ver no Globo.com. Não lembro se esse VT completo foi ao ar. Já ouvi amiga pesquisadora dizendo que os vídeos colocados no Globo.com não são necessariamente os mesmos que foram ao ar na televisão. Além disso, é raro um VT de mais de seis minutos e meio ir ao ar no Globo Esporte. Seja como for, o que está no ar na internet é material interessantíssimo.

Em dado momento, o próprio repórter admite: “Loco Abreu tem personalidade”. Antes do fim da matéria, confessa a ansiedade de ter que fazer a pergunta ao atacante alvinegro.

Uma pergunta idiota, imposta pela orientação da divisão de esporte da Rede Globo – que, aliás, afastou este setor do jornalismo e condenou o esporte ao espaço do entretenimento, onde está a salvo de vínculos com informação, política e realidade. Por exemplo, ter que noticiar as safadezas da CBF e do COI, cujos dirigentes são parceiros de longa data da emissora, favorecendo-a em contratos de transmissão, contratos de exploração de marcas e produtos, eventos, coletivas de imprensa e tudo mais.

Dentro das condições de trabalho impostas pela emissora, a equipe do Globo Esporte merece os parabéns pela matéria. Em meio ao humor que permeia o VT (vídeo-tape) – algo quase obrigatório num contexto em que um apresentadores engraçadinhos tornam-se queridinhos da direção da emissora -, é possível vislumbrar as dificuldades de fazer um jornalismo informativo. Este VT, particularmente, tem a rara qualidade de deixar ao espectador pistas das condições e rotinas em que é produzido. Isto aparece tanto na reportagem quanto no comentário posterior do apresentador, fechando o jornal.

Longe de mim achar que jornalismo sisudo é necessariamente melhor que um jornalismo que lide com o lúdico. Mas, nessa, fecho com o uruguaio: pseudo-jornalismo pautado por babaquice, tô fora.

Anúncios

Uma resposta to “Nem todo jogador de futebol é vaca de presépio: Loco Abreu”

  1. renata moraes Says:

    e o rafael surpreende…
    eu tenho visto bastante globo esporte pq o RJTV está cada dia mais intragável…e aí prefiro ver os esportes, já que meu time tem me dado muitas alegrias. essa reportagem q vc menciona eu vi e desde então passei a olhar o Loco Abreu com outros olhos. até entao achava engraçado essa história do “inacreditável futebol clube” e a homenagem que pretendiam fazer aos artilheiros. desde a fala do Loco achei q ele estava certo. o ofício do jogador é tão difícil quanto o de um repórter ou outro profissional (com as suas ressalvas, claro) logo, brincar com um “erro” do jogador é inacreditável….pq não dão uma camisa para um jornalista q falou besteira ao vivo? sei lá..nessa reportagem, claramente, achei q depois da fala do Loco mudaram o foco para dar um tom mais “engraçado” para a reportagem….e assim colocar sobre ele e sua sinceridade o foco e retirar da reportagem o absurdo q é entrevistar um jogador após uma derrota, principalmente quando ele perdeu um gol “feito”….

    nao sei vc, mas estou achando nada interessante esse “novo” jornalismo esportivo…vamos ver domingo se algo muda e na segunda possamos ter a queda do cavalo daqueles que torcem pelos paulistas….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: