Rapidinhas

Terça, dia 6/12, será realizado o Seminário Violência Letal e Políticas Públicas: desafios, metodologias e proposições. Das 14h às 18h, no Hotel Windsor Guanabara. Av. Presidente Vargas, 392, Centro. Confira a programação, daquelas que me fez lamentar por não poder ir:

*  *  *

O ritmo pesado do batente tem me obrigado a deixar de lado alguns temas que vão acontecendo e acabo não conseguindo acompanhar como gostaria – quanto mais refletir, elaborar e escrever algo.

Seja como for, uma notícia como a da aprovação da prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) no Congresso é sempre muito ruim. É garantia de que dinheiro carimbado será desviado de rubricas como saúde, educação, cultura, seguridade social e reforma agrária para engordar os bolsos já fartos dos banqueiros. Segundo o boletim do mandato do deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP),

O PSOL foi o único partido a manter a coerência e votou contra a DRU em primeiro turno, há duas semanas, e em segundo, ontem. Até 2002 os parlamentares ligados ao PT eram contra a DRU, e os parlamentares da base do governo FHC eram a favor. Desde 2002, os papéis de inverteram: o PT passa a ser a favor, e o PSDB contra.

No atalho acima é possível ler a íntegra do discurso de Valente, que descortina boa parte das mentiras e/ou falácias usadas pelo governo e sua base para justificar a manutenção da DRU até 2015. Quem paga são os direitos do povo.

*  *  *

No mesmo boletim, fiquei sabendo que o Itaú/Unibanco está demitindo a torto e a direito, como seria de esperar com a fusão – menos, claro, nas colunas dos jornalistas econômicos que, à época, reproduziram a visão empresarial e cor-de-rosa de que a medida seria benéfica. Foi benéfica, sim: para os donos. Público, clientes e trabalhadores que se danem.

Esta semana, por (infeliz) coincidência, estive no Itaú. Agência lotada e condições de trabalho claramente ruins para os funcionários – em número bastante insuficiente para a demanda. Clientes irados e bancários em situações constrangedoras e tensas, de maneira que o banco possa, no segundo semestre, bater novo recorde de lucros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: