Rapidinhas

Ao lado dos pais, no avião, o garoto sorri para todos. Indiscriminadamente. Ao ver a cena – e sorrir de volta, quando me olhou -, não pude evitar o pensamento: “já, já, vai levar um banho de cultura e aprender a discriminar, temer e odiar.”

Ou não.

*  *  *

Zapeando a televisão numa noite chuvosa de domingo, esbarro com um cara sentado atrás de uma mesa dando entrevista. Ele explica que as pessoas se interessam pelo sei lá o quê (não entendi se se referia a um lugar, um site, um grupo de Facebook etc.) porque nele encontram o conteúdo que elas querem. O sujeito repetiu “conteúdo” várias vezes, mesclando o termo com diversas palavras-chave do vocabulário neoliberal-administrativo-publicitário. Ao final, resumiu que esse público de “formadores de opinião encontra todo o conteúdo ali, dentro da Havaiana”. Pelo que entendi, referia-se à marca de chinelos.

Não sei de que público e de que conteúdo falava. Na verdade, achei a conversa toda um lero-lero danado. Vai ver, é porque não peguei a prosa desde o início. Mas aposto que a empresa que contratou o cara do lero-lero paga-lhe muito bem.

*  *  *

A farra dos especuladores continua solta no ensino superior privado brasileiro. Há quase duas décadas, o Ministério da Educação finge que não vê a bandalheira. Especialmente nos últimos cinco anos, a piora das condições de trabalho é flagrante – e constante, ou seja, não para.

*  *  *

Ouvi na Voz do Brasil de 30/1 que a senadora Ana Rita (PT/ES) reafirmou o “compromisso” da presidenta Dilma Rousseff e da bancada de seu partido em aprovar este ano, no Congresso, a PEC 438/2001, que desapropria para fins de reforma agrária, sem indenização, as fazendas em que for comprovado o trabalho em condição análoga à de escravidão.

Imagino se não houvesse compromisso do governo e do partido…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: