Rapidinhas

Eis que o governo federal finalmente apresentou uma proposta em relação a um dos pontos de pauta da greve da educação federal. Infelizmente ela é muito distante do reivindicado pelo ANDES, sobretudo quanto à estrutura da carreira (e pode torná-la ainda pior, ao conter dispositivos que contrariam a autonomia universitária). Além disso, ao contrário do alardeado pela mídia corporativa – com destaque para O Globo e sua inacreditável manchete de sábado – sequer repõe as perdas salariais previstas para o período 2010-2015. Li algumas análises sobre a proposta do governo. Por exemplo, a do Comando Nacional de Greve e a elaborada pelo professor Wagner Ferreira Santos, da UFS, que pingou na caixa postal. O PROIFES, como sempre, viu muitos avanços e está otimista.

Aproveitando o contexto de greve e de discussão sobre os rumos do ensino universitário no país, bem como a distribuição de recursos públicos, recomendo o artigo “Faculdade, o melhor negócio“, do professor Paulo Ghiraldelli Jr., da Rural (UFRRJ). O governo que, via bolsas e/ou perdão de dívidas, injeta bilhões em universidades privadas – muitas delas de péssima qualidade – é o mesmo que evita dialogar efetivamente com os professores em greve e não investe nas públicas sequer o necessário para garantir condições decentes para a expansão via Reuni.

*  *  *

São 51 minutos para pensar a comunicação social e a cobertura da violência. (Via Bodega.) Refiro-me ao documentário TV Alma Sebosa, de 2009, dirigido por Daniel Castelo Branco de Sá.

*  *  *

O amigo e fotógrafo Luca Bonacini tá com um site novo. Coisa fina.

*  *  *

Li muito tempo atrás e achei outro dia aqui em casa um excelente texto que recortaram e guardaram pra mim: “O Maraca não é mais nosso“, de Pedro Motta Gueiros. Saiu no Globo em 20/4/2011.

*  *  *

Por falar nisso, apoio a campanha para retirar o nome de João Havelange do estádio olímpico do Rio, vulgo Engenhão, e batizá-lo com o de um xará: Saldanha. Seria lindo. E repleto de significados.

Anúncios

Uma resposta to “Rapidinhas”

  1. Rapidinhas « A Lenda Says:

    […] A Lenda « Rapidinhas […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: