Rapidinhas

Na Grã-Bretanha, após anos de abusos pela imprensa, a divulgação de centenas de grampos realizados por empresas como News Corporation (de Rupert Murdoch) e Trinity Mirror levou a processos judiciais contra jornalistas, empresas jornalísticas e seus proprietários. Como resposta, governo e Parlamento adotaram uma nova lei de regulação do jornalismo, abandonando a política anterior de autorregulação.

Por aqui, toda e qualquer discussão sobre regulação e sobre sanções às empresas de comunicação que descumpram a lei e a Constituição segue rechaçada por elas como “censura”. Governo e Congresso, por sua vez, fingem que está tudo bem. As corporações de mídia e vários jornalistas que nelas atuam seguem tranquilos, mesmo que passem por cima da legislação vigente.

*  *  *

Notícia para comemorar: “Monsanto fracassa em tentativa de criminalização da luta social“.

*  *  *

Segundo matéria do Lance, rolou desespero e histeria das fãs na chegada de Neymar à concentração da seleção, no Rio. Ao ler a frase lapidar (“Faz um filho em mim, por favor…”), fico pensando que pedir um autógrafo ou uma fotografia é coisa do passado. O esquema agora é pedir…

*  *  *

Arthur Muhlenberg fez uma curta e bela homenagem a Ronaldo Angelim, que está parando de jogar. Uma das figuras que mais honraram a camisa do Flamengo nos últimos anos. A diretoria anunciou que fará um jogo de despedida para ele. Estarei lá.

A entrevista de Angelim é a mais emocionante do livro Meu maior prazer: histórias de uma paixão, dos jornalistas Carlos Eduardo Ribeiro e Luciano Cordeiro Ribeiro. (O livro tem lá suas esquisitices, como uma capa com o Renato, sendo que o jogador não está entre os entrevistado…)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: