Rapidinhas

Tá no ar a edição de janeiro-junho de 2013 da Recorde: Revista de História do Esporte.

*  *  *

Em pouco mais de seis minutos, uma explicação preciosa sobre o que são direita e esquerda, e um punhado de boas ideias sobre as manifestações que ocorreram e ainda ocorrem no Brasil. (Via Blog do Rovai)

*  *  *

Enquanto muita gente celebra as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) como uma “nova política pública de segurança”, ou seja, como regra (e não como exceção), a regra continua sendo o rodo passar na imensa maioria das favelas da capital e do interior. Esta semana, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro promoveu uma chacina na Nova Holanda. Tiroteios durante toda a madrugada ameaçaram o direito à vida e impediram o ir e vir, inclusive de muita gente que precisava chegar em casa. Um trecho da nota assinada por diversos movimentos, grupos e instituições:

Tal ocupação das favelas da Maré evidencia o lado mais perverso deste novo argumento utilizado pelos órgãos governamentais para darem continuidade às suas práticas históricas de gestão das favelas, de suas populações e da resistência popular. Sob a justificativa de repressão a um arrastão, a polícia mais uma vez usou força desmedida contra os moradores da Maré, uma prática rotineira para quem vive na favela. É importante observar que, quando o argumento de combate a um arrastão foi usado contra manifestantes na Barra da Tijuca, não houve a utilização de homens do Bope, nem assassinatos, mostrando claramente que há um tratamento diferenciado na favela e no “asfalto”.

Para completar, a polícia impediu que moradores que protestavam – contra o comportamento da própria polícia – chegassem à Avenida Brasil, dispersando-os com bombas. Isto foi informado pelo insuspeito (para esta informação, pois continuamente apoia e legitima a violência policial) Jornal Nacional (em 25/6). Nos dias que correm, ir pra rua e se manifestar tá liberado e é até desejável. Mas, claro, desde que você não more numa favela e queira manifestar-se contra a violência policial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: