Rapidinha da passeata de hoje

Por força do horário e dos compromissos de trabalho, não posso falar muito sobre a passeata de hoje, no Centro do Rio. Gostaria apenas de registrar duas impressões, equivalentes a salvas de palmas, a orgulho.

Primeiro, para os professores da rede municipal do Rio de Janeiro, que apanharam bizarramente da polícia militar na semana passada (em níveis muito acima dos divulgados pelos meios de comunicação, até os de esquerda). A greve, a insistência e a postura digna frente a esta prefeitura indigna são exemplos para todos nós que entramos em sala de aula.

Segundo, ver milhares de pessoas na rua, num dia de chuva e frio, reunidas pra dar um recado pra todo mundo: a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) não pode bater em professor. (Cá da minha perspectiva, vou além: não pode bater em ninguém.) Havia faixas e cartazes defendendo a desmilitarização da polícia e/ou o fim da PM do Rio, propostas que considero urgentes.

*  *  *

Por mais que estude Comunicação, não me canso de me surpreender com a diferença entre o que observo nas ruas e a cobertura “jornalística” realizada por alguns dos principais veículos e emissoras. Acompanhei parcialmente, à noite, uma de TV aberta, uma de TV fechada e uma de rádio. Eram propriedade de empresas distintas. Todas foram dignas de vergonha.

*  *  *

Na rádio, o deputado federal Romário diz que quer ser prefeito do Rio. Sobre a greve dos professores que dura semanas, a passeata de hoje no Centro, a bizarra e inacreditável violência policial… nada disse, nem lhe foi perguntado. E viva a política, a democracia e o jornalismo livre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: