Rapidinhas

Vale a pena ler o artigo “How journals like Nature, Cell and Science are damaging science“, de Randy Schekman, publicado no diário inglês The Guardian. O autor foi um dos vencedores do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2013.

Está em inglês e a reflexão, como é de praxe entre autores anglófonos, toma o mundo científico que se exprime em inglês como se fosse o mundo científicoNão obstante, apresenta argumentos bastante interessantes e relevantes.

Da parte que nos cabe neste latifúndio, há que acrescentar a incorporação  muitas vezes acrítica de parâmetros, indexadores e produtos e serviços de multinacionais cuja estratégia e negócio é nos vender estes produtos e serviços – e, de quebra, reforçar a predominância geopolítica da língua inglesa. O Estado brasileiro gasta volumosas somas adquirindo os produtos e serviços destas empresas multinacionais e utilizando-os como parâmetros importantes para avaliar a produção científica nacional e para distribuir verbas. Se a situação no mundo anglófono já tem os problemas denunciados pelo autor (além de outros), que dirá a inserção subordinada dos cientistas brasileiros neste universo.

Enquanto isso, muita gente por aí acredita que basta falar o idioma do colonizador para se igualar a ele, abandonando a condição de colonizado.

*  *  *

O blogue História(s) do Sport, abriu com dois novos membros da equipe: David Quitián escreve sobre as relações esportivas (mas não só) entre Brasil e América Latina e Fernando Borges, sobre o museu do Benfica.

*  *  *

Edição recente da Fórum trouxe esta excelente reportagem: “Uma polícia pouco pacificadora“.

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: