Espera de um dia

Domingo escrevi um desabafo motivado por intensa irritação com o Flamengo. Em ordem decrescente de responsabilidade por ela: diretoria, time e comissão técnica.

Pois, bem: dei sorte. Minha espera pela queda de algumas figuras durou um dia.

No caso do gerente de futebol, acho que ele é responsável por boa parte dos erros desde o início do ano passado, sobretudo nas contratações. Ele e quem está imediatamente acima dele – a galera que entende de finanças, mas pouco ou nada de futebol.

*  *  *

Uma das características do neoliberalismo é o desprezo pelos seres humanos e pela mão-de-obra trabalhadora. Por isso, não me surpreeende termos três técnicos por ano.

Contudo, pelo que li, a demissão de Jayme de Almeida conseguiu ser pior que a minha, quando era professor da Estácio e o coordenador me ligou no penúltimo dia letivo do semestre, à noite, para avisar que eu estava demitido. “Achei melhor te ligar do que você ficar sabendo pelo telegrama”, disse o humanitário chefe. Mas, pelo menos, ele me telefonou.

Como bem colocou um amigo rubro-negro (que entende mais de futebol que muitos comentaristas e jornalistas por aí), o Jayme ficou dando moral para um time que, além de ser ruim, sequer corria por ele – principalmente no primeiro tempo (vide os jogos mais recentes em casa contra Palmeiras e Fluminense). Os erros e derrotas eram atribuídos a “detalhe” ou “falta de atenção” e o discurso geral era de que o time estava evoluindo. O discurso, tal como o de Jorginho (em 2013),contrariava a realidade do campo e dos resultados.

*  *  *

Peguei aleatoriamente um dos resultados da busca no blogue usando a palavra estrategista. “Estrategista pão-de-queijo” é a alcunha pela qual passei a me referir a Ney Franco após me aborrecer na primeira passagem (pra usar um termo caro ao medíocre jornalismo futebolístico) pelo Flamengo. Um trecho do texto, de 2007:

Pelo enésimo jogo consecutivo, o Flamengo começa com um esquema diferente em relação ao anterior. Pela enésima partida, as substituições do estrategista pão-de-queijo mudaram o esquema durante o jogo. O Rinus Michels que veio das Gerais segue impávido com suas convicções, que incluem botar em campo, no segundo tempo, craques cuja contratação pediu ou aprovou, como Léo Medeiros e Léo Lima. O primeiro, para infelicidade dos rubro-negros, teve o contrato renovado por um ano em dezembro de 2006. O segundo, embora ninguém entenda por que um time de primeira divisão, em 2007, o contrate, assinou com o Fla e entra em quase todos os jogos. É o décimo-segundo jogador da equipe.

Além de Léo Medeiros, o bonde sinistro, bonde do terror que veio do Ipatinga e baixou na Gávea graças ao Estrategista tinha Diego Silva, Walter Minhoca, Luizinho, Paulinho, Leandro Salino e Irineu (que formava a zaga titular com Moisés, enquanto Ronaldo Angelim, duzentas vezes melhor que qualquer um dos dois, foi para o banco). Isso só do possante Ipatinga! Houve ainda Gerson Magrão e outros.

[Adendo em 16/5/2014: Como, numa lista grande dessas, a memória é dada a falhas, me esqueci daquele que durou mais tempo na Gávea, entre os trazidos do Ipatinga pelo Estrategista: Jailton. Tampouco deixou saudades.]

Temo seriamente pela volta do Bonecão de Olinda e do primo do Messi, que andaram trabalhando sob as ordens do Estrategista em Salvador.

*  *  *

Não custa perguntar (mas duvido que algum setorista de Flamengo o tenha feito): se o objetivo da diretoria é reduzir despesas, para que assinar contrato com técnico até dezembro de 2015? Até o fim desse ano não tava bom, não?

2 Respostas to “Espera de um dia”

  1. Rapidinhas | A Lenda Says:

    […] passada recuperei um texto de 2007 em que reclamava de algumas características do Estrategista Pão-de-Queijo. […]

  2. Rapidinhas | A Lenda Says:

    […] o desempenho da equipe e do estrategista pão de queijo. Em ordem, a partir do mais recente: este, este, este, este, este, este, este, este, este, este e […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: