Flamengo 1×1 Figueirense

O Figueirense era o lanterna do Brasileiro até jogar com o Flamengo. Repito: até jogar com o Flamengo. Agora é penúltimo.

*  *  *

Pelo que ouço na imprensa, os salários do futebol profissional rubro-negro estão em dia. Já o Botafogo, numa pindaíba braba, todo mês corre o risco de perder jogadores por não depositar os salários: se o atraso completa três meses, os empregados podem vazar, livres, com o antigo passe. Desde tempos seedorfianos, os futebolistas do alvinegro volta e meia protestam contra a complicada situação trabalhista que enfrentam.

Contudo, em campo, o time do Botafogo corre muito mais que o do Flamengo.

*  *  *

Com o Maracanã doado temporariamente à FIFA (mas com garis da Prefeitura do Rio cuidando da limpeza, como vi quando passei por lá ontem), a competente e profissional diretoria marcou para São Paulo um jogo em que o mando de campo era nosso. Resultado: empatamos com o lanterna e a renda foi R$ 157 mil. Sabedoria financeira é isso aí.

Imagino a alegria dos sócios-torcedores de Sampa por ver in loco o empenho de nossos atletas, somado à capacidade de organização tática do Rinus Michels que veio das Gerais.

*  *  *

Em minha opinião, existem duas qualidades básicas para um técnico de futebol no Brasil:

a) ser um animador de jogador

b) ser um estrategista

Os melhores conseguem combinar ambas, ou seja, fazem o time correr e armam esquemas táticos eficientes. Abel Braga é um exemplo. Muricy Ramalho, outro. Mano Menezes, quando levou o Corinthians ao título mundial, um terceiro.

Graças à diretoria, hoje o Flamengo tem no banco alguém que não é nenhuma das duas.

O time corre ainda menos do que corria com Jayme… E é uma zona: o esquema tático muda a cada jogo e é novamente alterado antes de findarem os 90 minutos. Foi assim em muitos jogos de 2006-2007, como este Flamengo 1×2 Paraná.

*  *  *

M-e-d-o de quando o Flamengo começar a contratar os reforços indicados pelo estrategista pão-de-queijo.

*  *  *

Como a Copa tá aí, tem gente achando que ficar um mês treinando resolve. Como se o Flamengo não tivesse feito três pré-temporadas ano passado… Cada uma com um técnico diferente. E o resultado no Brasileiro foi o que vimos.

Ou em 2007. No mesmo texto citado acima, escrevi o seguinte:

(…) entre o fim de junho e o início de julho, o Flamengo ficou quase três semanas sem jogar – só treinando. Agora em julho, novamente, teve quase duas semanas de intervalo antes do jogo contra o Paraná. Treinou, treinou, treinou – e o resultado foi o que se viu.

A única vitória do time no Brasileiro, contra o Goiás, foi em maio. Portanto, muito antes de tantos treinos em seqüência dirigidos pelo estrategista pão-de-queijo.

*  *  *

Tenho sérias dúvidas se essa parada será benéfica para o time. Mas, sem dúvida, será ótima pra torcida. O time está jogando tão mal que, quando menos chances tivermos de vê-lo em campo, melhor. E ainda poderemos torcer para o melhor em campo (e não para o pior, como vem acontecendo a cada rodada do Campeonato Brasileiro).

*  *  *

Onde está mesmo a diretoria? Cadê as explicações sobre as cagadas sequenciais das últimas semanas? Ninguém dá uma entrevista? Ninguém explica o que houve com Felipe?

O pior é que o contrato que ela assinou com o estrategista vai até o final de 2015. Resta saber se ele dura até o final do primeiro turno.

*  *  *

Eis que um dos cabos eleitorais de Aecinho nas eleições de outubro, Ronaldinho (Fenômeno), se pronunciou novamente sobre o mundo da política.

*  *  *

Pra levantar o astral, uma montagem: Anos de Dako.

3 Respostas to “Flamengo 1×1 Figueirense”

  1. Onde será Flamengo x Atlético Paranaense? | A Lenda Says:

    […] sabe, e o estádio não estará liberado, está se mexendo para evitar um erro grosseiro como o de jogar no Morumbi contra o Figueirense? Onde será a […]

  2. Flamengo 1×2 Atlético (PR) | A Lenda Says:

    […] Trata-se de tragédia anunciada neste blogue. […]

  3. Rapidinhas | A Lenda Says:

    […] da equipe e do estrategista pão de queijo. Em ordem, a partir do mais recente: este, este, este, este, este, este, este, este, este, este e […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: