Cruzeiro 3×0 Flamengo

Por sorte, só vi o segundo tempo de Cruzeiro 3×0 Flamengo. Já foi terror suficiente…

Embora eu não goste desse tipo de análise, sobretudo pelas conclusões que os jornalistas/comentaristas costumam tomar a partir delas (vide o título da matéria), o lance mostra algo que é regra em se tratando do time do Flamengo: a preguiça de jogar e de marcar.

*  *  *

A saída do vice de futebol faz parte da “implantação de uma nova etapa, já prevista anteriormente“? Segundo o discurso oficial da diretoria, nada que acontece é surpresa ou desdobramento dos acontecimentos (leia-se crise). As coisas sempre foram combinadas antes e fazem parte de um mirabolante planejamento que ninguém explica qual é. Assim como ninguém explica onde entra, neste planejamento, estarmos em décimo-nono lugar ao final da nona rodada do Brasileiro.

Se tal planejamento existe, seria interessante que alguém da diretoria viesse a público explicar em que momento o time vai conseguir ganhar os jogos.

*  *  *

Desde que ouvi, no rádio (não foi disse-me-disse), esse ano, o dirigente que agora se demitiu dizer que a torcida estava errada por vaiar Carlos Eduardo, porque ele cumpria uma função que nenhum outro jogador cumpre no elenco (qual seria?), perdeu meu respeito.

“Vamos trazer jogadores com identificação com o clube. Jogadores que a torcida merece”, afirmou agora, ao pedir demissão, domingo. “A gente sabe mais ou menos onde estão as causas. Vamos consertar. Vamos ter novamente onze jogadores honrando essa camisa, honrando o manto.”

*  *  *

O segundo tempo – 0x0 – foi um dos momentos do Flamengo, nos últimos anos, em que tive a sensação de que parecia um confronto entre adultos (os adversários) e crianças (os rubro-negros). Ano retrasado, pouco após ganhar a Libertadores, o Corinthians enfiou um 3×0 no Flamengo no Engenhão nesse esquema (e Emerson ainda perdeu um pênalti).

Domingo parecia que o campo não era horizontal, mas estava inclinado para baixo na direção em que o Cruzeiro atacava.

*  *  *

Já rola um zunzunzum de que figuras piores que comandaram o Flamengo em tempos passados vão voltar. Ora, vão voltar por competência sua ou por incompetência de quem está no poder?

Eurico ameaça voltar à presidência do Vasco pelas qualidades dele ou pela incapacidade da diretoria atual?

O Partido dos Trabalhadores, caso perda a presidência, terá sido pela competência do futuro vencedor ou pelos limites e problemas do governo atual?

Boa parte do discurso de despedida do vice de futebol que se foi (quase 20 minutos ininterruptos no rádio) foi nessa linha. Falou de um monte de problemas, dando a entender que a grande maioria deles vem de antes. Mas não admitiu um único erro sequer. Todos os problemas se devem às gestões passadas. E todos os acertos se devem à atual gestão – vangloriou-se dos títulos da Copa do Brasil e do Estadual. A simples observação das contratações de jogadores e técnicos desde janeiro do ano passado mostra o tamanho dos erros.

Contudo, parece mais fácil adotar o discurso do “medo”. Só falta chamar a Regina Duarte para participar.

*  *  *

Como tudo lá é muito moderno e neoliberal, o Flamengo tem “um CEO“.

*  *  *

Os próximos três jogos do Flamengo são:

Atlético/PR – em casa. Espero que marquem para a casa: Maracanã.

Internacional – fora. Medo.

Botafogo – Ai, ai.

*  *  *

Em meio ao horror, eu ainda me divirto com alguns comentários de torcedores em notícias e blogues por aí. Por exemplo:

“Boa noite nação rubro negra. Apesar da socada de pão de queijo nos nossos rabos.”

Só discordo daqueles que dizem que o time corre de forma desordenada. Se corresse, tava bom. Mas anda. Cada um em uma direção, de forma aleatória, como se fossem fantasminhas de Pac Man.

Uma resposta to “Cruzeiro 3×0 Flamengo”

  1. Rapidinhas | A Lenda Says:

    […] e do estrategista pão de queijo. Em ordem, a partir do mais recente: este, este, este, este, este, este, este, este, este, este e […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: