Rapidinhas

Outro dia, vi um pedaço do debate entre os presidenciáveis no SBT. Fazia tempo que eu não parava pra assistir a um debate em período eleitoral na televisão. Passará muito tempo até que eu volte a fazê-lo. Tem coisa mais despolitizada e despolitizadora do que esse modelo/formato de debate?

*  *  *

Por falar nisso, assim como a cada dia o sol nasce no leste e se põe no oeste, a campanha eleitoral, pelo visto, terminará com um debate dos candidatos à presidência na TV Globo. Funciona como se fosse um dado da natureza, como a alternância de dias e noites ou a lei da gravidade. Mas é uma construção política e conta com a concordância e a conivência da maioria dos partidos – incluindo aqueles que foram ou são vítimas/inimigos preferenciais do jornalismo das Organizações Globo, como o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

*  *  *

Outro dia ouvi um candidato a deputado estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) dizendo que iria defender a instalação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em outros municípios do estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, com as UPPs, os bandidos migraram da capital para diferentes cidades. O curioso é que:

a) O PCdoB é governo no estado do RJ.

b) O governo nega a ideia de que houve uma “migração” de criminosos da capital para outros municípios.

c) As UPPs são uma política do governo do estado do Rio de Janeiro. Curiosamente, esta política pública (segundo seus defensores), até hoje, só atingiu um dos 92 municípios do estado. Ou seja, 91 municípios ainda não foram contemplados com tal inovação no combate ao crime. A distribuição territorial faz parecer uma política da Prefeitura do Rio, mas é do governo estadual.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: