Cineclube Direitos Humanos – sessão de estreia

Reproduzo abaixo convite para atividade na terça, dia 16/9, às 9h.

“O Laboratório de Comunicação e História (LaCHi) e o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) convidam para a sessão inaugural do Cineclube Direitos Humanos, com o filme NETOS – Identidade e memória (dir. Benjamín Ávila, Argentina, 2004).

Cartaz Netos

Será no Auditório Paulo Freire do prédio principal do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), Avenida Pasteur, 458, fundos, Urca.

Sinopse do filme:

“Durante o período de 1976 a 1983, a Argentina foi governada por uma ditadura militar. Durante estes anos, milhares de pessoas foram sequestradas e assassinadas com total impunidade. Em muitos casos, os filhos destes “desaparecidos” e os filhos recém-nascidos de mulheres grávidas no momento do sequestro foram apropriados ilegalmente. Os 500 bebês desaparecidos são um dos legados mais sombrios deste período. O trabalho incansável das Avós da Praça de Maio ao longo de mais de 27 anos permitiu que 80 destas crianças fossem restituídas a suas famílias biológicas. Longe de tentar uma revisão política ou histórica sobre este período, NETOS resgata, a partir dos relatos de alguns destes garotos, a dimensão humana que este processo de recuperação de uma nova e verdadeira identidade tem para eles; explorando a forma com que a história de ontem se inscreve na do presente e nos assinala um caminho para o futuro. NETOS é um filme comovente que busca também transmitir, aos jovens que permanecem com a idade falseada, a importância de reconstruir o quebra-cabeças da identidade e da memória, transformando em vida toda a dor.””

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: