Rapidinhas

Semanas atrás, indiquei alguns textos que desmistificam, desmontam e contrariam frontalmente o argumento hegemônico nas corporações de mídia de que o aumento da taxa de juros tem o objetivo de combater a inflação. No artigo “Crescimento do subdesenvolvimento“, Adriano Benayon vai na mesma linha. Dois trechos:

10. Na lógica perversa do sistema, em vez de se construir uma infraestrutura eficiente e independente, finge-se combater a inflação através da elevação das taxas de juros.

11. Ora, aumentar os juros significa:

a) fazer crescer as insuportáveis despesas financeiras do Tesouro, incapacitando-o de realizar os prementes investimentos de infraestrutura, baixar o “custo Brasil” e melhorar o grau de competitividade;

b) elevar a taxa de inflação, uma vez que os juros são um dos custos de produção, além de dissuadir investimentos produtivos e assim reduzir a oferta de bens e serviços, determinante da alta dos preços;

c) tornar ainda mais concentrada a renda e o poder nas mãos dos oligarcas financeiros: daí ser essa política promovida pelas “autoridades monetárias” e endossada pelos beneficiários das doações de grandes empresas e bancos às campanhas eleitorais. (…)

25. Com a composição e capitalização da elevadíssima taxa SELIC, o crescimento dessa dívida compromete, em definitivo, a independência do país.

26. No círculo vicioso, a produção e o emprego caem e os recursos que os viabilizariam são carreados para o pagamento de impostos, a fim de sustentar rendas exclusivamente financeiras, enquanto definham as suscetíveis de gerar produção.

*  *  *

Domingo tem Biblioteca sem Paredes na Praça Edmundo Rego, no Grajaú (Rio de Janeiro).

FB_20150615_09_07_47_Saved_Picture

Uma resposta to “Rapidinhas”

  1. Sobre comentaristas de economia, inflação e cara-de-pau | A Lenda Says:

    […] de que é para segurar a inflação, não cola mais: a) como afirmam diferentes economistas em trocentos textos que citei e reproduzi neste blogue (há anos, mas principalmente no primeiro semestre de 2015): no […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: