Um evento

Existem momentos na vida – bons e ruins – pelos quais a gente nunca imagina que vá passar. Ontem tive um dos bons. Ouvi um ex-militante dos Panteras Negras.

Sekou Abdullah Odinga é um senhor que usa bengala, passou mais de 30 anos preso e foi libertado em novembro de 2014 – na verdade, está em condicional. Poucas vezes vi na minha frente, falando em público, alguém com tamanha dignidade e tranquidade. Sabe aqueles momentos em que você sente uma iluminação, fica arrepiado, e tal? Foi assim.

Abaixo está o cartaz do evento, que teve outras falas extraordinárias: de Johanna Fernandez, professora da City University of New York.11935169_945127352201153_4743131367474558270_o

Havia ainda dois jovens de San Diego, vítimas – com outros 31 – de um episódio bizarro de abuso de poder e de caso forjado pela polícia. Passaram sete meses presos, até que foram soltos porque não havia nada: crime, vítima, provas, testemunhas etc. Tratava-se de uma experiência para colocar em prática uma lei recente de combate a gangues.

Muitas diferenças com a nossa história, mas algumas coisas em comum, como a repressão brutal com classe e cor, elemento fundamental do capitalismo neoliberal. Um dos objetivos do debate era chamar a atenção para a existência, em 2016, de dezenas de prisioneiros políticos nos EUA. (Isso sem contar Guantánamo e a política externa, claro.) Temos em comum, também, a escolha do crime como assunto principal da sociedade, e a construção de uma narrativa que permite a repressão violenta a setores subalternos sob a justificativa de que se está combatendo ao crime. Isto pode ocorrer pela ação do Estado. E também pela das pessoas – os “cidadãos de bem” que voluntariamente cometem crimes ao linchar pessoas. Se você é jovem, negro, morador da periferia e veste uma camisa do Flamengo, as chances crescem consideravelmente.

Uma resposta to “Um evento”

  1. germinar2003 Says:

    Valeu Rafão. Deve ter sido bem bacana e gratificante o evento. Nossas bibliotecas e universidades públicas deviam se espelhar em debates como este. Aproveite os momentos bons.
    Abração
    Alvaro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: