“Cabe ao atleta decidir”

Dia sim, dia não tem notícia nas corporações de mídia sobre dirigentes esportivos e atletas estrangeiros declarando (ou comentando declarações sobre) o receio de ir ao Rio para os Jogos Olímpicos, especialmente atletas mulheres, por causa do zika, e tal. Pois bem: me impressiona que a chamada das matérias sempre destaque, não importando o sentido e o conteúdo da posição da pessoa, alguma fala de dirigente dizendo que “a decisão final cabe ao atleta”.
Ora, mas quando não coube? Desde quando comparecer aos jogoso representando um país é o mesmo que alistamento militar obrigatório aos 18 anos ou, para um reservista, apresentar-se quando convocado para a guerra?
Obviamente existem pressões de diversas origens – empresas, patrocinadores, governos, família, colegas e rivais atletas etc. – para se participar de competições. Mas a onipresença da frase, como se ela fosse uma novidade e terminasse a discussão, tem me impressionado – nova evidência da mediocridade do nosso jornalismo esportivo. É mais ou menos como a ubíqua declaração de prefeitos, governadores ou ministros, quando há greve no funcionalismo público: “a greve é política”. Como se a declaração, tola em si, fosse capaz de revelar uma verdade há muito oculta e encerrar a conversa.

Muitos aspectos poderiam ser analisados nesta nova onda do jornalismo sobre esporte. Por exemplo, o fato de que apenas declarações de atletas e dirigentes de países centrais do capitalismo viram notícia (nada sabemos da hesitação ou não das e dos atletas de Portugal, do Quênia, da Indonésia, do México ou da Ucrânia). Vai ver, só essas pessoas se preocupam com a própria saúde. Só os atletas destes países, caso não compareçam, vão fazer falta. Só essas vidas, no fim das contas, importam. A colonização segue firme e forte no plano das mentalidades.

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: