Rapidinhas

O melhor texto sobre política brasileira que li em muitos meses: “Lava Jato: tudo começou em junho de 2013“, de Luis Nassif.

Em “Há um golpe no forno“, Elio Gaspari também fala boas verdades.

A segunda melhor análise foi essa: “O xadrez da política no dia D“, de Luis Nassif, escrito antes das trepidantes manifestações pró-CBF deste domingo. Contudo, discordo de um ponto da análise: não me parece razoável falar que a Lava Jato tentou destruir as principais empresas nacionais quando não atirou contra os bancos, tanto privados quanto públicos. Entendo e concordo que atirou em empresas grandes – públicas e privadas -, mas deve haver alguma razão para não ter atirado nos bancos e em figuras como Eike Batista. Aliás, onde anda Eike Batista? Nenhum jornalista anda interessado em entrevistá-lo? A Lava-Jato nada tem a investigar a respeito de seu enriquecimento?

Para ser justo: as análises de Nassif são complexas e muito melhores que quaisquer outras que tenha lido sobre o assunto. Portanto, exigir explicações sobre ainda mais variáveis do que as que ele já apresenta é cruel, de minha parte.

*  *  *

Por fim: numa escala muito menor que a de Lula e outras figuras, e sem a malhação de Judas das corporações de mídia, já fui vítima de acusação do Ministério Público Federal – que, como parece ser praxe, ficou por isso mesmo. Teimoso (otário?) que sou, continuo achando importante que o MP tenha liberdade para investigar (apesar do que fazem muitos procuradores que nele trabalham), mas acho que também tem que haver responsabilização por investigações levianas, mal conduzidas ou feitas de maneira muito incompetente. Do jeito que a coisa vai, sem tal responsabilização, vou acabar me juntando ao coro dos que são contra tal liberdade de investigação.

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: