Rapidinhas

A ser verdade esta notícia, o Governo Federal assinou acordo com reajuste salarial, criação de gratificação extra e outros reajustes para a carreira de auditor-fiscal da Receita Federal. No absoluto, tudo certo e justo. Mérito da categoria e de seu sindicato, tanto pela luta quanto pela assinatura do acordo. Sempre defendo a valorização das carreiras do serviço público e a realização de concursos (o que, parece, também está previsto no acordo).

O problema é o relativo. Em primeiro lugar, o salário inicial é mais do que o dobro do de professor universitário federal. Segundo, de acordo com a presidente, no discurso de posse de seu segundo mandato, estamos na Pátria Educadora.

O acordo, assim como o salário, mostram que carreira de Estado é carreira de Estado. O resto é o resto. Mesmo na Pátria Educadora da Coração Valente.

*  *  *

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou imporantes dados sobre o desperdício de água potável (via Jornal da Ciência). Duas observações:

a) As corporações de mídia, quando focam o assunto, abordam preferencialmente o uso residencial (“feche a torneira enquanto escova os dentes” etc.); em segundo lugar, este desperdício; e, por último, o problema principal: o consumo e desperdício pelas empresas.

b) Seria interessante o MMA divulgar também os valores orçamentários anuais que seriam necessários para caminhar gradativamente em direção à solução do problema, em quantos anos isto ocorreria; e comparar estes valores com outros dois: o que é de fato investido anualmente, e o que é desperdiçado com o pagamento de juros e serviços da dívida.

*  *  *

Adendo: mais um excelente texto de Luis Nassif analisando o momento político do país.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: