Argentinidades

Pingou na caixa postal este vídeo. É do Encuentro, um canal estatal educativo criado no governo de Néstor Kirchner. Tive a oportunidade de assisti-lo em algumas viagens que fiz ao país e o considero excelente.

É o tipo de iniciativa detestada pelos neoliberais, como o atual presidente argentino, Mauricio Macri. Deve estar doido para fechá-lo, assim como universidades e outros órgãos públicos. Pior ainda quando a estrutura estatal funciona para garantir direitos e promover a unidade latino-americana. O neoliberalismo odeia o encontro dos povos. Prefere, claro, a submissão aos interesses dos países centrais do capitalismo, que, desde os tempos do colonialismo, buscam “dividir para reinar”. Prefere firmar acordos bilaterais com os EUA.

Ora, é claro que o vídeo força a barra na linguagem, mas que é bonito e mostra que uma parte do RS e da Argentina (e, acrescento, do Uruguai) são muito, mas muito parecidos, isso mostra. Amigos(as) que gostam de churrasco e/ou do Rio Grande do Sul se emocionaram também.

No site do canal, é possível ler e subscrever este manifesto.

*  *  *

Por falar em Argentina e em emoção, também pingou na caixa postal esta matéria sobre um belo projeto fotográfico sobre os desaparecidos nos anos 1970. De tirar o fôlego e encher os olhos de lágrimas.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: