Ministério a temer

Numa canetada, acabou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A medida é péssima para a ciência, óbvio, e tem sido muito criticada. E o novo ministro é Gilberto Kassab, criador do novo PMDB, que cumpre o papel que era previsível cumpriria: mais um partido de direita disposto a sempre ser governo, qualquer que seja o governo. Em menos de 10 anos, o PSD chega ao segundo governo distinto no plano federal, com seu líder sendo ministro. Cem por cento de aproveitamento.

Aliás, é bom lembrar duas coisas:

a) Kassab é um dos novos-velhos ministros, ou seja, dos que haviam sido ministros do governo Dilma Rousseff.

b) Ele só saiu do ministério da Coração Valente aos 46 do segundo tempo (dois dias antes da votação do impeachment no plenário da Câmara dos Deputados), e porque pediu demissão.

*  *  *

No MEC (com a Cultura voltando a justificar a última letra), o novo chefe é uma figura do Partido da Frente Liberal. Se for competente e tiver interesse em buscar recursos para as duas áreas – duvido, mas… -, periga ser melhor do que Aloizio Mercadante, uma das figuras de proa do governo Dilma.

*  *  *

O restante do ministério é uma combinação aterradora, seja pela quantidade de investigados em lavajatos e afins, seja naipe das figuras de direita, seja pelo lugar onde algumas delas foram colocadas (como José Serra no Itamaraty, para promover um saldão de balanço da pátria).

*  *  *

Espetacular. Espetacular debate sexta-feira no Programa Faixa Livre. Gostei particularmente da intervenção de Ivo Lesbaupin a partir mais ou menos de 20 minutos.

*  *  *

Wanderley Guilherme dos Santos é, para mim, um dos melhores cientistas sociais do Brasil. Ele sabe das coisas e prevê chuvas e trovoadas pela frente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: