Viva a Colômbia!

O difícil processo de negociação, a assinatura do acordo de paz e o plebiscito da Colômbia – colocando nas mãos do povo a decisão final sobre o processo, o que é sempre digno de elogio – renovam a esperança de que esse incrível país e sua sofrida gente possam ter um futuro melhor e viver numa democracia representativa que inclua diferentes vozes e pontos de vista.

Trata-se, também, de um exemplo (infelizmente raro) de que mesmo um governante (Juan Manuel Santos) e um governo de direita podem trabalhar duro para desarmar espíritos, pessoas e grupos/bandos (e enfrentando resistências, críticas e sabotagens de setores truculentos da própria direita). O que se conseguiu até agora não garante tranquilidade no futuro (ainda mais se consideradas as traumáticas experiências passadas do próprio país), mas abre imensas possibilidades nesta direção, improváveis e impensáveis até poucos anos atrás. Deve, portanto, ser celebrado. E representa um notável contraponto ao esquema “mata e esfola”, “prendo e arrebento” que domina boa parte da direita brasileira atual.

O Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) preparou um material bacana pelo “sim” no plebiscito.

O acordo se beneficiou também de parceiros internacionais que se engajaram para promover o diálogo, incluindo o Vaticano e o notável trabalho do governo cubano – as décadas passam, e aí está mais uma contribuição deste notável país para uma América Latina melhor. Tampouco é acaso que o acordo tenha sido celebrado antes que termine o mandato de Obama na Casa Branca: ambos os candidatos à sucessão dele têm um perfil bem mais bélico, o que significa menores oportunidades para este tipo de resolução de conflitos armados mundo afora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: