Viva a Colômbia!

O difícil processo de negociação, a assinatura do acordo de paz e o plebiscito da Colômbia – colocando nas mãos do povo a decisão final sobre o processo, o que é sempre digno de elogio – renovam a esperança de que esse incrível país e sua sofrida gente possam ter um futuro melhor e viver numa democracia representativa que inclua diferentes vozes e pontos de vista.

Trata-se, também, de um exemplo (infelizmente raro) de que mesmo um governante (Juan Manuel Santos) e um governo de direita podem trabalhar duro para desarmar espíritos, pessoas e grupos/bandos (e enfrentando resistências, críticas e sabotagens de setores truculentos da própria direita). O que se conseguiu até agora não garante tranquilidade no futuro (ainda mais se consideradas as traumáticas experiências passadas do próprio país), mas abre imensas possibilidades nesta direção, improváveis e impensáveis até poucos anos atrás. Deve, portanto, ser celebrado. E representa um notável contraponto ao esquema “mata e esfola”, “prendo e arrebento” que domina boa parte da direita brasileira atual.

O Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) preparou um material bacana pelo “sim” no plebiscito.

O acordo se beneficiou também de parceiros internacionais que se engajaram para promover o diálogo, incluindo o Vaticano e o notável trabalho do governo cubano – as décadas passam, e aí está mais uma contribuição deste notável país para uma América Latina melhor. Tampouco é acaso que o acordo tenha sido celebrado antes que termine o mandato de Obama na Casa Branca: ambos os candidatos à sucessão dele têm um perfil bem mais bélico, o que significa menores oportunidades para este tipo de resolução de conflitos armados mundo afora.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: